Cooperativismo

Cooperativas se reúnem para discutir projeto ambiental

Grupo se encontrou com o secretário de Agricultura de Alagoas, Maykon Beltrão

Por Gazeta Rural 20/05/2022 12h12
Cooperativas se reúnem para discutir projeto ambiental
Na reunião, foram apresentadas as ações do projeto Caatinga, que tem a finalidade de reduzir as emissões de carbono - Foto: Alícia Santos

Representantes do Movimento Trabalhadores do Campo (MTC) participaram, na última semana, de uma reunião com o secretário de Agricultura de Alagoas, Maykon Beltrão, onde foram discutidas questões relacionadas ao fortalecimento da agricultura familiar no Sertão do Estado, a exemplo da execução do projeto Caatinga.

Na oportunidade, foram apresentados detalhes sobre o projeto voltado à agricultura de baixo carbono, que tem como principal finalidade diminuir os problemas relacionados ao efeito estufa, além de ajudar o pequeno produtor a preservar o bioma da Caatinga. “O CO2 e o metano, entre outros gases, contribuem para o aquecimento global. Se não cuidarmos disso, será muito tarde e os efeitos serão desastrosos”, afirmou o assessor agropecuário do MTC, João Petrúcio.

Na oportunidade, o presidente da Cooperativa Cheiro da Terra, Adriano Ferreira, ressaltou a importância da realização do projeto Caatinga na defesa do meio ambiente. “Temos várias ações. Uma delas é trabalhar a formação de agentes de desenvolvimento local, por meio de bolsas para cursos e que visam promover a atuação de jovens no ambiente rural de forma qualificada por meio da parceria com o IFAL de Batalha. Outra ação é a disponibilidade de microcrédito rural com o objetivo de fomentar as propriedades dos pequenos agricultores”, destacou.

“Ajudar os agricultores familiares da região faz com que, além de aumentar sua produção, também tenhamos a oportunidade de ajudar a natureza, preservando o bioma do Sertão alagoano. Vamos dar apoio técnico e ceder um espaço no parque da pecuária, na cidade de Batalha”, anunciou o secretário de Agricultura.