Cooperativismo

Plenária discute Pnae e inserção do agricultor familiar em plataforma de leilões

Dezessete cooperativas participaram do encontro mensal da Federação, que apresentou novas medidas e melhorias para o setor

Por Redação com Assessoria 03/09/2021 19h07 - Atualizado em 03/09/2021 20h08
Plenária discute Pnae e inserção do agricultor familiar em plataforma de leilões
Encontro teve a participação de 17 cooperativas vinculadas a Unicafes, além de mais 30 participantes. - Foto: Assessoria

A União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/AL) realizou sua segunda Plenária das Cooperativas, na manhã desta sexta-feira (3). Encontro aconteceu na sede da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e contou com a presença de 17 cooperativas, colocando em pauta as novas regras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), além da participação da agricultura familiar no “Leilão pra Você”, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Para o presidente da Unicafes/AL, Antonino Cardozo, a Plenária das Cooperativas é uma oportunidade para discutir e apresentar temas para a melhoria nas condições de trabalho para o agricultor familiar. "Nós estamos efetivando esse espaço para que possamos discutir os tópicos da agricultura familiar com os próprios produtores. Avaliamos o avanço de cada pauta, do que temos como conquista prevista e do que já conquistamos. O dia de hoje é para consolidar esse espaço da Plenária como local de pensar, de forma em comum, o setor da agricultura familiar", afirmou.

A diretora da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar, Verônica Gomes, de São José da Tapera, participou da Plenária e elogiou o papel da Federação no setor agrícola. “A Unicafes é o nosso ponto forte, é a união das nossas cooperativas. A Federação consegue levar as cooperativas para uma dimensão maior de apoio para nossas bases, mostrando-as como empreendimentos rurais de sucesso”, destacou.

Temas discutidos


O “Leilão pra Você”, da Conab, é uma plataforma transparente de comércio que agora irá apoiar os agricultores familiares na comercialização de seus produtos, insumos e serviços ligados a agricultura.

“É uma ferramenta que possibilita que o pequeno produtor, ao se habilitar no nosso site, possa vender, trocar e comprar produtos disponíveis na plataforma, com a Companhia sendo a intermediária”, explicou o superintendente da Conab em Alagoas, Lourival Barbosa.

Sobre a atualização do Programa Nacional de Alimentação Escolar, com o retorno das aulas escolares na rede pública, além da porcentagem de 30% dos alimentos serem advindos da agricultura familiar, 75% de toda a merenda deverá ser de produtos in natura ou minimamente processados.