Ciência, tecnologia e inovação
Rede estadual amplia número de medalhas na Olimpíada de Astronomia
Rede estadual amplia número de medalhas na Olimpíada de Astronomia
A rede estadual de Alagoas ampliou o número de medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em 2026, totalizando 158 estudantes premiados — 25 a mais do que no ano anterior. Ao todo, 6.597 alunos de 60 escolas estaduais participaram da competição, que também incluiu os lançamentos da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG).
Promovidas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), a OBA e a OBAFOG têm como objetivo estimular o interesse pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins entre estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas em todo o país. Em Alagoas, 51.320 estudantes de 321 escolas participaram das duas olimpíadas na edição 2026.
Medalhas
Das 158 medalhas conquistadas pela rede estadual, 45 são de ouro, 52 de prata e 61 de bronze. Na prova teórica da OBA, foram 74 medalhas: 28 de ouro, 22 de prata e 24 de bronze. Já na OBAFOG, dedicada ao lançamento de foguetes, foram 84 medalhas: 17 de ouro, 30 de prata e 37 de bronze.
Entre as escolas estaduais premiadas na OBA estão: Nova Jersey (Palmeira dos Índios), Professora Irene Garrido (Maceió), Dom Constantino Luers (Campo Alegre), Dorgival Gonçalves (Campo Alegre), Ana Lins (São Miguel dos Campos), Floriano Peixoto (Atalaia), Educação Básica de Pariconha (Pariconha), Monsenhor Clóvis Duarte de Barros (União dos Palmares), Professora Gilvana Ataíde Cavalcante Cabral (Maceió), Rotary (Santana do Ipanema), Professora Laura Maria Chagas de Assis (Santana do Ipanema), Santos Ferraz (Taquarana), João Francisco Soares (Olho d’Água do Casado), Professora Edleuza Oliveira da Silva (São Miguel dos Campos), Professora Maria Ivone Santos de Oliveira (Maceió) e o Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidades Capital (Maceió) e Agreste (Arapiraca).
Na OBAFOG, os estudantes premiados são das escolas estaduais Professor Atanagildo Brandão (Maravilha), Belarmino Vieira Barros (Minador do Negrão), Professor Eduardo da Mota Trigueiros (Maceió), Comendador José da Silva Peixoto (Penedo), Professora Benedita Maria Rufino de Chagas (Murici), Rotary (Santana do Ipanema) e o Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidades Capital (Maceió) e Agreste (Arapiraca).
Destaques
O Colégio da Polícia Militar Tiradentes e a Escola Estadual Rotary conquistaram premiações nas duas competições. Entre as escolas com maior número de medalhas, o Colégio Tiradentes lidera com 58 medalhas somando as unidades Agreste e Capital, seguido pela Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, que obteve 43 medalhas na OBAFOG.
A Escola Estadual Professora Benedita Maria Rufino de Chagas também se destacou, conquistando oito medalhas de ouro na OBAFOG. A unidade já havia sido campeã do Nível 4 da Copa Mundaú de Foguetes, realizada durante o Encontro de Astronomia do Nordeste (EANE) na Ufal, e, em maio, venceu a Copa Nordeste de Foguetes, após ser vice-campeã no ano anterior. Em 2025, a escola representou a rede estadual de Alagoas e foi premiada na Jornada de Foguetes da OBAFOG em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.

