Ciência, tecnologia e inovação
Céu de Alagoas se ilumina com a chuva de meteoros; confira os horários
Entre 3h e 4h, chuva deve atingir seu auge no céu alagoano
A chuva de meteoros Leônidas alcança seu pico nas madrugadas dos dias 16 e 17, com possibilidade de observação até a manhã do dia 18. Em Alagoas, o fenômeno poderá ser visto principalmente durante a madrugada, período em que costuma apresentar maior quantidade de meteoros.
A Lua em fase quase nova deve contribuir para melhores condições de observação, reduzindo o brilho natural do céu e facilitando a visualização dos rastros deixados pelas partículas que atravessam a atmosfera. A expectativa é de uma média entre 10 e 15 meteoros por hora, dependendo das condições climáticas e do nível de poluição luminosa.
A chuva ocorre quando a Terra cruza os fragmentos deixados pelo cometa Tempel-Tuttle. Ao entrar na atmosfera, esses pequenos grãos de poeira se aquecem e produzem os traços luminosos popularmente chamados de “estrelas cadentes”.
O melhor período para contemplar o fenômeno é a partir da 1h, com maior intensidade prevista entre 3h e 4h, quando o radiante — ponto de origem na constelação de Leão — atinge uma posição mais alta no céu.
Para aproveitar a observação, recomenda-se escolher locais com pouca iluminação artificial, ampliando o campo de visão. Também não é necessário focar diretamente no radiante, já que os meteoros podem atravessar diferentes partes do céu.
*Com informações do Jornal Extra


