Agro
Chuvas beneficiam o café arábica e elevam alertas para o robusta no Brasil
Umidade ajuda no enchimento dos grãos do arábica, enquanto excesso de chuva aumenta riscos ao robusta, aponta o Cepea
As chuvas mais intensas registradas nos últimos dias em praticamente todas as regiões produtoras de café do Brasil trouxeram alívio para os cafeicultores de arábica, segundo avaliação do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
De acordo com o centro de pesquisas, o aumento da umidade após o período de estresse climático no fim de 2025 contribui diretamente para o enchimento dos grãos do arábica, etapa considerada decisiva para o bom desempenho da safra. No caso do café robusta, no entanto, o cenário inspira cautela. Pesquisadores destacam que as chuvas mais volumosas em áreas do norte do Espírito Santo geram preocupação, já que alguns talhões foram alagados, o que pode favorecer o avanço de doenças.
O Cepea ressalta ainda que, enquanto não houver uma estimativa mais precisa sobre o volume de café produzido na atual temporada, a tendência é de manutenção da volatilidade nos preços.
Além dos fatores climáticos, o instituto aponta que o contexto macroeconômico internacional e as oscilações do câmbio seguem exercendo influência sobre as cotações do café, tanto no mercado interno quanto no externo.
*Com informações do Cepea


