Agro
Conab inicia entrega de maquinários do projeto Mecaniza+ para fortalecer a agricultura familiar
Com investimento de R$ 13 milhões, iniciativa prevê 1.300 equipamentos agrícolas distribuídos em todos os estados do país
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou, nesta terça-feira (16), a entrega de maquinários do projeto Mecaniza+: Modernização da Agricultura Familiar, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O ato simbólico ocorreu na matriz da estatal, em Brasília, com a entrega inicial de 222 equipamentos a 13 entidades da agricultura familiar, representando estados de todas as regiões do país.
A iniciativa, lançada durante a COP 30, integra também o Programa Arroz da Gente, que completa um ano neste mês. Juntas, as ações têm como meta promover a inclusão produtiva da agricultura familiar, garantindo mais eficiência e modernização no campo. O investimento total é de R$13 milhões, destinados por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a Conab e o IFRN, que viabilizou a compra de 72 colheitadeiras de arroz e 150 kits multifunção.
A previsão é de que até março de 2026 os 1.300 maquinários e equipamentos sejam distribuídos às 27 unidades federativas, beneficiando cooperativas e associações que comercializam por meio de políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A expectativa é ampliar em até 30% a produção agrícola, fortalecendo o abastecimento de alimentos em todo o país.

O presidente da Conab, Edegar Pretto, destacou o simbolismo da entrega e o impacto positivo da mecanização na vida de milhares de famílias rurais. “Essas máquinas vão atender milhares de famílias do campo que produzem alimentos como batata, mandioca, feijão, arroz, hortaliças e frutas, abastecendo a merenda escolar, o Programa de Aquisição de Alimentos e os mercados locais. É um dia extraordinário, de muito orgulho, porque mostra uma gestão comprometida com o Brasil, sob a orientação do presidente Lula”, afirmou.
Pretto ressaltou ainda que o investimento trará ganhos sociais e econômicos. “Quem ganha é o povo brasileiro, com mais comida sendo ofertada, preços mais justos e alimentos de qualidade chegando à mesa de quem mais precisa. Essa é a missão da Conab”, completou.

A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Lilian Rahal, também celebrou a entrega, reforçando a importância da medida para o combate à fome e para o fortalecimento da agricultura familiar. “Quando vemos essas máquinas, vemos mais comida de verdade chegando à mesa do povo brasileiro. O Brasil saiu do mapa da fome e agora o desafio é garantir produção, acesso e consumo de alimentos saudáveis”, afirmou.

Para Bernadete Xavier da Silva, moradora da comunidade quilombola Kalunga do Mimoso (TO), a chegada do maquinário representa alívio e esperança. “Eu fico muito feliz e tenho certeza de que toda a comunidade também vai ficar, porque é uma coisa muito boa que está chegando para ajudar quem sempre sofreu muito”, contou. Segundo ela, a produção atual de arroz é pequena, feita “no braço, na enxada, de sol a sol”.
Com o novo equipamento, Bernadete acredita que o cenário vai mudar. “Vai ser um descanso, principalmente para quem já é mais idoso. Vamos continuar trabalhando, mas com ajuda, e com certeza vamos produzir mais arroz e outros alimentos”, relatou.

O evento contou ainda com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, da secretária-executiva do MDA, Fernanda Machiaveli, e dos diretores da Conab Lenildo Morais (Desenvolvimento, Inovação e Gestão de Pessoas) e Silvio Porto (Políticas Agrícolas e Informações), além de representantes de organizações da agricultura familiar.


