Agro

Com equipe no campo, Asprovac garante assistência e redução de custos ao produtor de cana

Produtores recebem ainda orientações precisas sobre manejo, análise de custos, controle de pragas e doenças

Por BCCOM Comunicação 24/11/2025 18h06
Com equipe no campo, Asprovac garante assistência e redução de custos ao produtor de cana
Associados contam com o apoio várias técnicos agrícolas especializados - Foto: BCCOM Comunicação

Em meio à crise que atinge o setor canavieiro em Alagoas, a Asprovac (Associação dos Plantadores de Cana-de-Açúcar do Vale do Coruripe) se destaca como uma das poucas entidades no Nordeste a oferecer suporte técnico contínuo aos produtores no estado e em Sergipe.

Segundo o gestor Alnat Casado, os associados contam com o apoio várias técnicos agrícolas especializados, que levam conhecimento direto para o campo e acompanham de perto as plantações de mais de 400 produtores.

Um diferencial da entidade é a força do associativismo. “Em um momento tão difícil para o setor, conseguimos mitigar parte dos impactos por meio das recomendações técnicas que oferecemos, como a indicação de produtos agrícolas mais adequados para enfrentar este cenário.”

Os produtores recebem ainda orientações precisas sobre manejo, análise de custos, controle de pragas e doenças, além de recomendações de variedades de cana e defensivos, sempre priorizando o melhor custo-benefício.

Com 23 anos de atuação, a Asprovac também oferece assessoria jurídica e trabalhista, orienta os agricultores quanto à regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), apoia o processo de aquisição de máquinas e implementos, auxilia na escolha correta de herbicidas e nas práticas de controle de pragas e doenças.

Controle de qualidade

A Asprovac também atua diretamente no acompanhamento da qualidade da colheita dos fornecedores, por meio de análises laboratoriais que avaliam como a matéria-prima está chegando às usinas.

Segundo o gestor, essa etapa é fundamental para decisões rápidas no campo. “Acompanhamos a qualidade da cana no nosso laboratório e conseguimos identificar na hora se ela está chegando com impureza vegetal ou mineral. Assim, informamos imediatamente ao produtor para que ele tome as medidas necessárias", destacou Alnat.

Ele também reforça que o monitoramento também ajuda a identificar problemas fitossanitários. “Verificamos se a cana está vindo muito brocada, com diatreia ou com podridão vermelha. Dessa forma, o produtor pode agir de maneira assertiva e implementar melhorias no seu canavial.”

Apoio subvenção econômica


Clóvis Farias Filho, presidente da associação, disse que a Asprovac se uniu a outras entidades do setor da Cana-de-Açúcar na defesa da subvenção economica de R$ 12 em por tonelada de cana destinada aos pequenos produtores do Nordeste. O pleito emergencial será fundamental para evitar a perda de milhares de empregos na região, especialmente em Alagoas.

A crise no início na safra da cana 2025/2026 se agravou ainda mais devido à queda de cerca de R%12,2 em outubro no preço do Açúcar Total Recuperável (ATR).

O indicador é importante já que define o pagamento da cana aos fornecedores. A refração é neste momento reflexo da queda no preço do açúcar VHP exportado para os mercados mundial e americano, produto que tem peso decisivo na fórmula do ATR alagoano.

“Nós estamos com um trabalho muito grande na defesa da subvenção junto com os senadores Fernando Farias e Renan Calheiros, além do Marcelo Beltrão (prefeito de Coruripe), fortalecendo essa mensagem, para trazer esse apoio fundamental para o setor no estado”, pontuou Clóvis.