Agro
Raça Gir Leiteiro protagoniza primeiro Torneio Leiteiro da Expoagro Alagoas
Competição contou com a participação de cinco criadores e dez animais de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte
A 75ª Expoagro Alagoas, realizada no Parque da Pecuária, em Maceió, sediou pela primeira vez um Torneio Leiteiro, com disputas exclusivas da raça Gir Leiteiro. A competição, organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), contou com a participação de cinco criadores e dez animais dos estados de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Ao longo de dez ordenhas consecutivas, os animais foram avaliados por sua produtividade e desempenho, em um processo supervisionado e sem uso de estimulantes. As equipes de manejo mantiveram cuidados constantes com nutrição, conforto térmico e bem-estar dos exemplares durante todo o concurso.
Segundo o coordenador da ABCGIL, Gustavo Rodrigues, o torneio apresentou resultados expressivos e evidenciou o investimento técnico dos criadores da região.“Foi um torneio muito bem disputado, com fêmeas de excelente qualidade genética. O Gir Leiteiro mostra toda sua força no Nordeste, com animais que alcançaram produções acima de 50 quilos de leite em três ordenhas válidas”, destacou.
As disputas foram divididas em quatro categorias — fêmea jovem, vaca jovem, vaca adulta e vaca sênior. A grande campeã foi a vaca da Integral Agroindustrial, que obteve a melhor produção do torneio, com 53,067 quilos de leite, além do prêmio de melhor úbere.
O criador Júlio Barbosa, representante da Integral Agroindustrial, natural do Rio Grande do Norte, destacou a satisfação em participar da competição e ver o resultado do trabalho de seleção.
“Foi uma alegria imensa representar o meu estado e conquistar esse resultado. A gente vem se dedicando há anos ao melhoramento genético e essa vaca correspondeu muito bem às nossas expectativas. É gratificante ver o esforço de toda a equipe reconhecido em uma pista tão importante como a da Expoagro”, afirmou.
O torneio encerrou suas ordenhas na quinta-feira (30) e foi um dos destaques da programação técnica da exposição, que segue até domingo (2), reunindo criadores, visitantes e profissionais do agronegócio no Parque da Pecuária.


