Agro

75ª Expoagro é aberta oficialmente em Maceió e celebra a união e força do agronegócio alagoano

Solenidade contou com a presença de autoridades, lideranças e representantes das principais instituições ligadas ao agro e à indústria

Por BCCOM Comunicação 25/10/2025 10h10 - Atualizado em 25/10/2025 11h11
75ª Expoagro é aberta oficialmente em Maceió e celebra a união e força do agronegócio alagoano
Solenidade contou com a presença de autoridades e empresários do ramo - Foto: Assessoria

A abertura oficial da 75ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro AL), realizada pela Associação dos Criadores nesta sexta-feira (24), no Parque da Pecuária, marcou o início de dez dias de programação técnica, leilões e negócios que consolidam o evento como o maior do Norte e Nordeste. A solenidade contou com a presença de autoridades, lideranças e representantes das principais instituições ligadas ao agro e à indústria.

O presidente da ACA, Domício Silva, destacou a relevância do momento e a força da pecuária alagoana. “Estamos abrindo uma das maiores edições da Expoagro, símbolo da união dos criadores e da evolução do nosso rebanho. São 75 anos de um trabalho que orgulha aos alagoanos, de aperfeiçoamento genético e de compromisso com o desenvolvimento de Alagoas. A cada edição, fortalecemos a confiança dos produtores e ampliamos as oportunidades de negócio que movimentam o estado”, afirmou.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Marcelo Melo, ressaltou a importância da parceria com o Governo de Alagoas. “O governador Paulo Dantas destinou neste ano R$ 2 milhões para apoiar feiras e exposições em todo o estado, demonstrando o compromisso do governo com o fortalecimento do agro. Esses investimentos geram resultados diretos, impulsionando a renda e a geração de empregos nas regiões produtoras”, destacou.

Representando o Governo do Estado, o secretário de Governo, Vitor Pereira, enfatizou o olhar estratégico da gestão para o setor. “O governador Paulo Dantas e o deputado Marcelo Victor têm atuado com uma visão de integração das cadeias produtivas, garantindo que Alagoas avance em um modelo de consenso político e desenvolvimento econômico. A Expoagro é um reflexo desse esforço conjunto”, disse.

O presidente do Federação Alagoana da Agricultura e Pecuária (Faeal) e do Senar Alagoas, Álvaro Almeida, também reforçou o papel da Expoagro na qualificação e valorização do produtor. “Trabalhamos para que o produtor alagoano produza mais, em menos espaço, e com mais qualidade. A exposição é um espaço de aprendizado, negócios e inovação, e a Federação tem orgulho de ser parceiro dessa trajetória”, pontuou.

Durante a solenidade, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), José Nogueira, destacou a importância do evento para a economia. “A Expoagro é um símbolo da força do nosso estado. Desde criança acompanho essa exposição e é gratificante ver o seu crescimento, a cada ano mais forte, com os melhores exemplares do Brasil e com impacto direto na geração de empregos e renda. Isso é desenvolvimento de verdade”, afirmou.

A cerimônia contou ainda com a presença da representante das mulheres do agro, Juliana Almeida, que destacou o protagonismo feminino nas cadeias produtivas e a ampliação do espaço da mulher no setor rural.

A programação da Expoagro segue até o domingo (2), com mais de 3 mil animais de alta genética, 15 leilões oficiais, julgamentos de raças, painéis técnicos, cursos, cavalhada e Encontro de Pecuaristas.

Reconhecida como a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste, a Expoagro deve movimentar cerca de R$ 40 milhões em negócios e reunir mais de 20 mil visitantes.