Agro

Encontro das Mulheres do Agro deve reunir mais de 1.500 produtoras em Maceió

Evento estadual acontece no dia 27 e destaca protagonismo feminino no campo com palestras, painéis e pitches

Por Redação 22/10/2025 15h03 - Atualizado em 22/10/2025 15h03
Encontro das Mulheres do Agro deve reunir mais de 1.500 produtoras em Maceió
Encontro das Mulheres do Agro deve reunir mais de 1.500 produtoras em Maceió - Foto: Reprodução FAEAL

Fortalecer a representatividade feminina no setor agropecuário é o foco do 3º Encontro Estadual das Mulheres do Agro em Alagoas, que será realizado na próxima segunda-feira (27), das 8h às 14h, no Espaço Fábrica de Eventos, em Jaraguá, Maceió. 

A iniciativa já conta com mais de 1.500 produtoras rurais inscritas e promete reunir lideranças, empreendedoras e agricultoras de todas as regiões do estado.

Organizado pela Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas, o evento se consolida como espaço de aprendizado, integração e visibilidade para iniciativas lideradas por mulheres em diversas cadeias produtivas. 

“Trata-se de um evento local que cumpre uma diretriz nacional da CNA, junto às federações de todo país, que incentiva a participação feminina no campo”, afirma Juliana Almeida, diretora do Sebrae e representante da comissão junto à CNA.

A comissão, criada pelo Sistema Faeal/Senar, tem como missão ampliar a presença da mulher no agro, estimular o empreendedorismo e fortalecer a atuação feminina em sindicatos, associações e na Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas. Nos últimos anos, o estado tem registrado avanços significativos, com maior participação feminina em cursos do Senar, fóruns nacionais e redes de apoio entre produtoras.

“Nosso objetivo é criar uma rede cada vez mais forte, levando informação, conhecimento e capacitação nesses encontros que respeitam uma agenda definida no início de cada ano”, destaca Morgana Tavares, presidente da comissão.

A programação inclui palestras, painéis e pitches de produtoras rurais. Entre os destaques estão Gabriela e Isabela Carneiro, com a apresentação “Made in Alagoas”, sobre empreendedorismo e identidade local; Mazé Lima, doceira reconhecida nacionalmente, com a palestra “Agridoce: o sabor de empreender com as próprias mãos”; e Lumara Rosendo, operadora de máquinas da Usina Caeté, que compartilha sua experiência em uma área tradicionalmente masculina.

Outro destaque é a palestra “Mulheres no Campo: Novas Vozes do Agro”, com a produtora rural Lígia Pedrini, do Mato Grosso, abordando comunicação, inovação e representatividade. O evento também contará com um painel de lideranças femininas do agro, reunindo representantes de outras federações estaduais e da CNA.

Uma novidade desta edição são os pitches de produtoras alagoanas, que apresentarão seus negócios e mostrarão, na prática, o impacto do protagonismo feminino no desenvolvimento do setor.

Para a Comissão das Mulheres do Agro, o encontro reforça o papel de Alagoas como estado que reconhece e incentiva a liderança feminina no campo. “Formamos um ecossistema poderoso, já que a maioria dessas mulheres tem múltiplas jornadas e hoje são responsáveis pela dinamização do agronegócio alagoano”, conclui Morgana Tavares.