Agro

Expoagro 2025: 75 anos de tradição, inovação e protagonismo no Nordeste

Evento será realizado entre os dias 25 de outubro a 2 de novembro, no Parque da Pecuária, em Maceió

Por BCCOM Comunicação 02/10/2025 16h04 - Atualizado em 02/10/2025 16h04
Expoagro 2025: 75 anos de tradição, inovação e protagonismo no Nordeste
Evento de agronegócio completa 75 anos em 2025 - Foto: Assessoria

Chegar aos 75 anos é um marco que poucas feiras agropecuárias no Brasil alcançaram. A Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro) comemora esta trajetória de sete décadas e meia reafirmando sua força como a maior vitrine de genética, negócios e conhecimento do Norte e Nordeste. 

Realizada de 25 de outubro a 2 de novembro, no Parque da Pecuária, em Maceió, a Expoagro chega em 2025 ainda mais robusta, com programação diversificada e a expectativa de movimentar intensamente o mercado regional.

A programação foi ampliada para contemplar ainda mais atividades de valorização da pecuária e dos seus avanços. Estão confirmados julgamentos de animais e exposições das raças Nelore, Gir, Sindi, Nelore , Mangalarga Marchador e Santa Inês, além de provas técnicas, como o Ranking Megaleite e a marcha do Mangalarga. A feira também sedia, pela terceira vez, a Exposição Nacional da Raça Santa Inês, reunindo os principais criatórios do país.

Um dos grandes marcos de 2025 é o recorde de leilões: serão 14 remates oficiais, consolidando a temporada de negócios que se espalha antes, durante e depois da feira, em um movimento que aquece o mercado e gera liquidez para o setor. Essa agenda de remates reafirma a Expoagro como espaço central para a comercialização de genética de elite, ampliando o acesso dos criadores a animais de alto padrão.

Além da genética e dos leilões, a feira também é palco de encontros setoriais que compartilham conhecimento e promovem discussões sobre inovação, gestão e novas tecnologias para o campo. Entre os destaques estão o 4º Encontro Estadual das Mulheres do Agro de Alagoas, a tradicional cavalhada e o campeonato de Ranch Sorting, que unem cultura, tradição e esportividade. Mais de 50 estandes completam a experiência, levando soluções e tecnologias para produtores, investidores e empreendedores do agronegócio.

Domício Silva, presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), destaca que a Expoagro simboliza a combinação entre tradição e inovação. “Chegamos a esta edição com um pré-Expoagro muito forte, que incluiu leilões regionais, eventos técnicos e o início da temporada de monta nas fazendas. Isso reforça o papel da Expoagro como centro irradiador de negócios, genética e tecnologia. A cada ano, ela se consolida como espaço de referência para o criador que busca produtividade, qualidade e resultados”, afirma.

Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Alagoas está entre os estados que mais investem em inseminação artificial no Nordeste, prática que tem contribuído para a rápida evolução da qualidade do rebanho. “O rebanho alagoano carrega a genética de geração e de poder de transferir características. É exatamente isso que a Expoagro entrega: a possibilidade de transferir qualidade, funcionalidade e desempenho, garantindo um rebanho mais forte e competitivo”, reforça Silva.

De acordo com o último PIB agropecuário, conforme Domício Silva, a pecuária alagoana teve papel fundamental para a economia do estado, confirmando a relevância de um setor que atrai cada vez mais investidores e jovens empreendedores. “A Expoagro reflete esse movimento, sendo ao mesmo tempo vitrine e alavanca para a modernização da pecuária”, disse.

“A Expoagro não é apenas uma feira, é um patrimônio da agropecuária nordestina, que se renova a cada edição sem abrir mão de sua essência. Em 2025, ela reafirma seu protagonismo como espaço de encontro entre tradição e inovação, negócios e conhecimento, campo e cidade”, frisou.

Neste ano, são aguardados mais de 3 mil animais entre os leilões e em circulação no Parque da Pecuária, com a expectativa de alcançar um volume de negócios de R$ 35 milhões. A Expoagro é uma realização da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), com apoio da Faeal, Senar, Sebrae Alagoas e Governo do Estado.