Agro
Conhecimento técnico marca programação da 42ª Expo Bacia Leiteira
O impacto sanitário de doenças como a brucelose e a tuberculose na pecuária foi tema de uma das palestradas conduzidas

A 42ª Expo Bacia Leiteira, em andamento até o domingo (14) no Parque Mair Amaral, em Batalha, segue se consolidando como o maior palco de valorização da pecuária leiteira em Alagoas. Além de ser vitrine para negócios, genética e inovação, a exposição deste ano se destaca por uma programação técnica robusta, que vem reunindo produtores, técnicos e especialistas em torno de debates fundamentais para o desenvolvimento sustentável da agropecuária.
Entre os conteúdos apresentados, o impacto sanitário de doenças como a brucelose e a tuberculose na pecuária foi tema de palestra conduzida pela médica veterinária da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Luciana Dias. O assunto é de grande relevância para toda a cadeia produtiva, por se tratar de zoonoses que afetam tanto os rebanhos quanto a saúde humana.
“São doenças que geram prejuízos econômicos e riscos sanitários. A prevenção e a vacinação são as formas mais eficazes de proteger não apenas os animais, mas também os produtores e toda a sociedade”, destacou Luciana, lembrando que fêmeas bovinas de 3 a 8 meses devem ser vacinadas, garantindo o controle da brucelose no rebanho.
Além do debate sobre zoonoses, a programação técnica da Expo Bacia Leiteira oferece um verdadeiro cardápio de palestras e cursos que colocam o conhecimento a serviço do produtor rural. Entre os destaques estão: curso de inseminação artificial; boas práticas de fabricação na indústria de laticínios; sistema de silagem para produção de milho e soja; instalação de cerca elétrica e o tradicionais julgamento de animais.
Além de ser fonte de conhecimento e de aprimoramento genético, sobretudo para a agricultura familiar, a Expo Bacia Leiteira também deve ampliar seu volume de negócios, com expectativa de movimentar cerca de R$ 15 milhões em 2025. No Parque Mair Amaral, aproximadamente 300 animais estarão em exposição, além da participação de empresas, cooperativas e instituições que fortalecem a cadeia produtiva.
