Agro

Abertura da 42ª Expo Bacia Leiteira é realizada com a presença de autoridades e produtores locais

Evento se consolida como um dos maiores encontros da cadeia produtiva do leite de Alagoas e do Nordeste

Por BCCOM Comunicação 11/09/2025 13h01 - Atualizado em 11/09/2025 14h02
Abertura da 42ª Expo Bacia Leiteira é realizada com a presença de autoridades e produtores locais
Evento começou nesta quarta-feira (10) e termina no domingo (14) - Foto: Assessoria

Cerca de 2 mil pessoas estiveram presentes no Parque Mair Amaral, no município alagoano de Batalha, nesta quarta-feira (10), para prestigiar 42ª edição da Expo Bacia Leiteira. O evento se consolida a cada ano como um dos maiores encontros da cadeia produtiva do leite na região, em Alagoas e no Nordeste, e conta com uma programação repleta de capacitações, palestras técnicas, rodas de conversa, com a participação indispensável dos agricultores alagoanos e representantes de cooperativas locais.

A solenidade de abertura da exposição aconteceu com a presença de autoridades e produtores agrícolas, além de apresentações culturais de uma banda fanfarra e de um grupo de coco de roda, o que evidenciou ainda mais as raízes do interior alagoano. No local, também estavam presentes estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) campus Batalha, da Ufal e da Uneal, bem como docentes e técnicos.

Mais de cem expositores participam do evento e mais de 400 animais estão sendo expostos no parque, entres eles da raça gir leiteiro e girolando. O encontro segue acontecendo até o dia 14 de setembro.

"Este ano, se Deus quiser, vamos superar os negócios feitos aqui. Em torno de 15 milhões foram negociados ano passado. Quero convidar os alagoanos para participar dessa festa que foi preparada com muito carinho e dedicação para todos. É um orgulho para todos nós, temos a genética de Alagoas e Batalha que representa todo o país. Pedi até um reforço na segurança para que toda a família venha prestigiar", disse o prefeito de Batalha, Vagner Dantas, que também comentou que este ano será construída uma empresa para qualificação agrícola.

"Este ano está sendo construída uma empresa que estamos investindo para o desenvolvimento desta região. Aquelas pessoas que deixaram de produzir lá atrás com esses novos incentivos vão voltar a produzir leite", anunciou o prefeito.

Interlocução e presença


Para Aline Rodrigues, secretária de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri-AL), a exposição é um momento importante para a região que é uma grande produtora de leite, como também é um ponto de encontro para comemoração e difusão de conhecimento.

"Toda essa região é uma grande produtora de leite, e nós temos várias cooperativas que contribuem para o PAA Leite. É um momento de celebração. Nós estamos trazendo muitas capacitações e uma parceria importantíssima com Embrapa, Emater e Governo de Alagoas, trazendo essa qualificação para todos os produtores da região e para todos que queiram vir. Quanto mais informação, melhor", destacou a secretária. Ela também enfatizou que a entrega dos leites em pó para estudantes da rede pública, referente ao programa Leite do Coração, está prevista para começar em novembro deste ano.

O presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, pontuou que a Expo Bacia Leiteira é um grande encontro da cadeia produtiva do leite e que está cada vez mais forte e consolidada. Ele contou que se sente bem ao ver esse crescimento e essa adesão do público ao evento.

"A exposição vem em um crescimento constante e é muito bom ver esse crescimento e fortalecimento numa atividade tão importante para essa região e para o estado de Alagoas. É uma exposição que a cada ano vem mostrando todo o potencial genético leiteiro. Um encontro que tem a finalidade de fazer interlocução com criadores e representantes de empresas, técnicos, criadores e estudantes."

Participação de estudantes e monitores


A vez da fala ficou com o diretor do Ifal campus Batalha, Magno Abreu, que contou que nesta edição há a participação de monitores no torneio leiteiro e na exposição de animais. Esses monitores são estudantes da região, e grande parte deles é filho de dono de laticínios e produtores ruais da cadeia produtiva do milho e do leite.

O Ifal também está promovendo cursos de capacitação na área da agropecuária.

"O Ifal participa dessa edição trazendo mais uma vez o Museu da Bacia Leiteira e diversos trabalhos que são orientados por docentes. Trazemos algo importante que são os cursos ofertados. Pelo menos três cursos estão sendo oferecidos para o público, e novamente tivemos uma procura alta este ano. Recebemos alunos de todos os campus do Ifal que tem cunho agrícola, como também da Ufal e da Uneal. Possivelmente teremos participação de mais ou menos mil estudantes dessas instituições", concluiu.

Entre as autoridades, também estavam presentes na cerimônia de abertura: Hildebrando Balbino, representando o secretário de governo, Vitor Pereira; Aline Melo, secretária executiva de políticas agropecuárias; Marco Albuquerque, presidente da ADEAL; Edivaldo Junior, representante da Unicafes; Jorge Marques, superintendente federal de Agricultura em Alagoas; Reginaldo Silva, secretário municipal de agricultura de Inhapi e presidente da bacia hidrográfica do Sertão de São Francisco.