Agro

Chuvas renovam esperanças de fornecedores de cana

De acordo com o gestor do setor sucroenergético alagoano, os índices pluviométricos registrados na zona canavieira do estado ocorreram em quantidade inferior à média oficial

Por BCCOM Comunicação 19/05/2025 17h05
Chuvas renovam esperanças de fornecedores de cana
Zona Canavieira - Foto: Assessoria

A chuva que vem caindo em Alagoas desde o último sábado, dia 17, renova as esperanças dos fornecedores de cana do estado, penalizadas pela perda das socarias devido à estimativa ocorrida no segundo semestre do ano passado, que se estendeu até o início de 2025.

“Essa chuva chega num momento bom e gera um certo rompimento para os produtores de cana de forma geral, tanto para as usinas com a cana própria quanto para os fornecedores que estavam realmente muito preocupados”, destacou Edgar Antunes, presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas – Asplana.

De acordo com o gestor do setor sucroenergético alagoano, os índices pluviométricos registrados na zona canavieira do estado ocorreram em quantidade inferior à média oficial. "Com isso, nossas perdas de socaria e uma cana mais curta. Essa chuva agora chegou para minimizar os danos da estimativa. Ainda vamos ter prejuízos, mas, com essa chuva, conseguimos conter esses efeitos neste momento. Nossa esperança é que ela se regularize até setembro, mais ou menos, para que possamos garantir uma safra satisfatória no próximo ciclo", declarou Antunes.

Segundo o presidente da Asplana, entidade que representa mais de sete mil fornecedores de cana de Alagoas, mesmo com a normalização dos índices pluviométricos, ainda há uma expectativa de redução possível na safra do próximo ciclo da cana no estado.

"Achamos que ainda vamos ter uma quebra de safra por conta do estresse hídrico que a cana sofreu até agora e pela perda de socaria de alguns lotes. Mas, com essa chuva, torcemos para que essa situação se minimize bastante. Isso nos dá esperança de que 25/26 seja uma moagem melhor em Alagoas", finalizou Edgar Antunes.