Agro

Expoalagoas Genética: começa o julgamento da raça Gir Leiteiro

O evento segue até domingo (18), com uma programação recheada de atrações

Por Bccom Comunicação 15/05/2025 14h02
Expoalagoas Genética: começa o julgamento da raça Gir Leiteiro
O evento segue até domingo (18), com uma programação recheada de atrações - Foto: Assessoria

Teve início nesta quinta-feira (15), o julgamento da raça Gir Leiteiro, com a participação de 59 animais, entre machos e fêmeas, que estão sendo avaliados com base em suas características fenotípicas. O evento, que acontece no tradicional Parque de Exposições José da Silva Nogueira, também conhecido como Parque da Pecuária, é parte da 12ª Expoalagoas Genética, que visa fortalecer o setor de melhoramento genético no Nordeste do Brasil.

O julgamento tem como objetivo identificar e premiar os animais que mais se aproximam da perfeição de sua raça, considerando uma série de características físicas observáveis, ou seja, fenotípicas. Esses parâmetros incluem, entre outros, a estrutura corporal, a qualidade da pelagem, o comprimento do pescoço e a conformação das pernas. Durante o julgamento, os animais são avaliados de maneira comparativa, sendo observadas as qualidades que os destacam como modelos da raça Gir Leiteiro.

Julgamento da raça


De acordo com o juiz Alan Campidelli, responsável pelo julgamento, a principal característica que se busca no Gir Leiteiro é fenotípica, que se observa no animal.

“A gente busca, através do julgamento, todas as características fenotípicas que a gente observa. Fenotípica é o quê? Aquelas características que a gente pode observar no animal. Então, tem um N muito grande de características que a gente observa entre os animais”, explica Alan.

Além disso, o julgamento é comparativo, onde os animais são avaliados uns em relação aos outros, com base em suas características fenotípicas.

“O julgamento é comparativo, a gente compara um animal com o outro e chega aquele animal que mais se aproxima da perfeição daquela raça”, completa.

Com isso, o objetivo é identificar animais que não apenas apresentem um bom desenvolvimento físico, mas que também sejam capazes de se manter por mais tempo nas propriedades rurais, com alto desempenho na produção de leite.

“O objetivo nosso sempre é funcionalidade leiteira, animais que permaneçam o maior número de lactação dentro da fazenda e tragam a maior rentabilidade para o fazendeiro que tira a leite”, informa o juiz.

Na modalidade de julgamento para macho jovem que ocorreu nesta manhã, o jurado destacou a importância de características como a estrutura corporal e a masculinidade.

“Estrutura, forma de cabeça, chanfro mais comprido, então nos machos a gente procura o chanfro mais curto, dando mais masculinidade para o animal”, detalhou Alan durante julgamento.

Em relação à estrutura geral, os machos vencedores demonstraram boa conformação nas pernas e uma estrutura de garupa superior. O campeão da categoria macho jovem, se destacou pelo ombro de vergalho mais bem definido e a garupa mais nivelada e de melhor qualidade, características que lhe garantiram uma vantagem em relação ao segundo colocado.

Tendências no melhoramento genético bovina


Nos últimos anos, o melhoramento genético tem sido uma constante na busca por aprimorar as características da raça Gir Leiteiro. O foco tem sido a produção de leite de forma mais eficiente, com animais que possuam uma estrutura corporal equilibrada e apta a suportar a alta produção.

"Cada ano, buscamos melhorar as características da raça, como a estrutura do animal, a força de aprumos e, claro, a produção de leite. O grande desafio é que o animal tenha estrutura suficiente para acompanhar sua capacidade produtiva, sem prejudicar a longevidade da vaca", destacou Alan.

Para o jurado, a expectativa para a 12ª Expoalagoas Genética é muito positiva, com a presença de animais de excelente genealogia. A diversidade genética apresentada na exposição é um reflexo do esforço contínuo dos criadores em aprimorar a raça Gir Leiteiro e consolidá-la como uma das mais importantes para a produção de leite no Brasil.

Com a qualidade genética visível entre os participantes e o alto nível de julgamento, a Expoalagoas Genética se confirma como um evento fundamental para o fortalecimento da pecuária leiteira e para o desenvolvimento de novas tecnologias no setor, beneficiando produtores e garantindo o aprimoramento da raça no Nordeste.

O evento segue até domingo (18), com uma programação recheada de atrações.