Agro

Alagoas antecipa vacinação contra aftosa nesta segunda-feira (15)

Essa pode ser a última campanha de vacinação contra a febre em solo alagoano

Por Ruan Teixeira 15/04/2024 15h03 - Atualizado em 15/04/2024 16h04
Alagoas antecipa vacinação contra aftosa nesta segunda-feira (15)
Vacinação Aftosa - Foto: Reprodução

Alagoas antecipou, nesta segunda-feira, 15, a campanha de vacinação contra a febre aftosa de bovinos e bubalinos. A ação foi autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a pedido do Governo do Estado e de outros estados integrantes do Bloco III, como Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. 

O objetivo principal da campanha é acelerar os esforços para que Alagoas alcance a zona livre de aftosa sem vacinação. Isso permitirá ao estado evitar possíveis barreiras sanitárias, assegurando uma maior facilidade no comércio de produtos agropecuários. 

Atualmente, o Bloco III é o único que ainda não avançou conforme o Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) estabelecido pelo MAPA. 

O setor produtivo do Fundo Privado, em conformidade com as diretrizes do MAPA, também está mobilizado para apoiar a campanha de vacinação. Com a efetivação dessa campanha, Alagoas e o Bloco 3 poderão se juntar ao restante do Brasil na zona livre de aftosa sem vacinação. 

Vale destacar também, que a vacinação deverá ser concluída até o próximo dia 30, sem perspectiva de prorrogação. Já a declaração deve ser feita pelo criador na Adeal, até o dia 15 de maio.

Assim, esta pode ser a última campanha de vacinação contra a febre aftosa realizada em Alagoas e, possivelmente, em todo o Brasil, marcando um avanço significativo na sanidade animal e no fortalecimento da economia agropecuária do estado. 

Outras medidas 

Além da vacinação, o governo alagoano, em colaboração com a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), está implementando outras medidas essenciais. 

Marco Albuquerque, presidente da Adeal, destacou em entrevista ao Jornal de Alagoas, que há recursos disponíveis para a reestruturação da agência, totalizando mais de R$ 3,5 milhões. Esses recursos serão investidos em melhorias nas instalações físicas, laboratoriais e no pessoal, incluindo a realização de um novo concurso público e a valorização salarial dos servidores atuais.