Agro

Secretaria de Agricultura oferece ampla linha de serviços ao pequeno agricultor

O setor tem intensificado cada vez mais a aproximação com a população agrícola

Por AMA/AL 18/11/2023 11h11
Secretaria de Agricultura oferece ampla linha de serviços ao pequeno agricultor
Secretaria de Agricultura oferece ampla linha de serviços ao pequeno agricultor - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria de Agricultura, tem intensificado cada vez mais, uma aproximação com a população do setor no município. Para tanto, são realizadas muitas ações para ajudar e facilitar a vida do agricultor.

Confira os serviços de apoio à agricultura disponíveis: Preparo de solo; gradamento, sulcamento, subsolagem, cobrimento de cana, espalhadeira de calcário, aplicação de herbicidas-Barra e ensiladeira.

Estes serviços dependem da demanda e para a sua utilização os produtores rurais deverão solicitar à Secretaria Municipal a execução do serviço que ele precisa, mencionando o nome do agricultor, o local do lote, a quantidade de tarefas ou horas que ele deseja o serviço e um número para o contato.

Esse processo poderá ser contactado na secretaria ou via WhatsApp, o responsável pelo setor faz o agendamento após consulta da demanda do serviço pedido. Após aprovação da solicitação e a inclusão do pedido na agenda, o agricultor efetua o pagamento e aguarda. A partir daí o serviço será realizado conforme o cronograma previsto e um servidor liga para confirmar a ação que terá custo mínimo para melhor atender o produtor rural.

A Secretaria de Agricultura está localizada em Pindorama e conta também com uma sala de apoio no prédio da antiga Escola Inácio de Carvalho, no Centro de Coruripe, prestando serviços aos agricultores do município.

Para agendamento e dúvidas: o cidadão deverá ir à sede da Secretaria de Agricultura em Pindorama (próximo à praça René Bertholet) ou através do Whatsapp pelo número 82 99372-5675.

A Agricultura oferta outros serviços que visam facilitar a vida dos produtores rurais, no quesito documental temos:

Serviço de emissão do documento CAF que é o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar um instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar que dá direito ao agricultor participar de algumas políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) onde são cadastrados de 60 a 65 agricultores, dependendo da proposta da prefeitura do município. É feita uma seleção dos agricultores e verificado os alimentos que eles produzem, tais como macaxeira, abacaxi, mamão, batata, entre outros;

Assistência técnica, disponibilizando um técnico agrícola para dá suporte especializado aos agricultores auxiliando no manejo correto da terra sobre o plantio e pragas na lavoura;

Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para informar sobre as normas e legislação exigidas tais como: limpeza e higienização do ambiente e também a presença de um veterinário para auxiliar na adequação do melhor funcionamento do ambiente entre outras informações aos estabelecimentos.

Com a função de auxiliar a parte administrativa da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas – ADEAL em Coruripe a Prefeitura por meio da secretaria disponibiliza um documento para o abate e o trânsito animal chamado GTA, Guia de Trânsito Animal.

Entre outras ações que existem dentro da pasta tem o projeto horta escola, onde os agricultores que não possuem terra são cadastrados e recebem uma pequena parte de terra para plantar com sementes cedidas pela Secretaria de Agricultura. Dessa forma, eles colhem e vivem gerando a sua própria renda.a

“A Secretaria de Agricultura do Município de Coruripe presta significativo apoio aos pequenos agricultores, o foco é na qualidade de vida, trabalhando para garantir a diversidade e a qualidade da produção. Temos o Projeto Maná um dos maiores projetos da prefeitura por meio da nossa Secretaria em parceria com as usinas do município, onde são cedidos alguns hectares de terra para o plantio de feijão. Nosso setor com os serviços ofertados pela pasta prepara o solo, compra o feijão, planta e entrega para famílias cadastradas”, encerrou Victor Oliveira, secretário de Agricultura.