Agro

Asplana aponta que safra segue ritmo esperado de moagem

A safra 23/24 foi iniciada na segunda quinzena de agosto passado, com a expectativa do setor de moer mais de 20,9 milhões de toneladas de cana

Por BCCOM Comunicação 31/10/2023 16h04 - Atualizado em 01/11/2023 16h04
Asplana aponta que safra segue ritmo esperado de moagem
Presidente da Asplana, Edgar Antunes - Foto: Assessoria

Com dois meses de iniciada, a safra da cana 23/24 segue a pleno vapor em Alagoas com mais de 3,3 milhões de toneladas de cana processadas, segundo o boletim quinzenal de nº 03, divulgado pelo Departamento Técnico do Sindaçúcar-AL.

“A safra está indo bem. Os números estão positivos com uma tendência de crescimento para a mesma época do ano passado. Hoje, a expectativa que existe é de repetição da moagem ou um pouco mais”, afirmou o presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas – Asplana, Edgar Antunes.

De acordo com o dirigente do setor sucroenergético alagoano, a cana está melhor e mais desenvolvida no campo já que foi observada uma menor ocorrência de pragas no ano passado, contribuindo para o cenário atual do canavial. “Contudo, a ATR do campo está surpreendendo negativamente, estando muito mais baixa do que a do ano passado”, destacou Antunes.

A safra 23/24 foi iniciada, na segunda quinzena de agosto passado, com a expectativa do setor de moer mais de 20,9 milhões de toneladas de cana, sendo esperada uma repetição de safra ou mesmo uma variação positiva de apenas 0,1%.

Quanto aos produtos do mix da cana, segundo expectativa do setor, deverão ser produzidas mais de 1,6 milhão de toneladas de açúcar, sendo mais de 1,2 milhão do tipo VHP e 407 mil do cristal. No que diz respeito ao etanol, é esperada uma produção superior a mais de 506 milhões de litros, sendo 303 milhões de anidro e mais de 203 milhões do hidratado.