Agro

Circuito Leiteiro inaugura atividades valorizando o pequeno produtor

A competição, que foi a primeira do calendário deste ano, foi finalizada no último sábado,26, e reuniu 22 vacas, 6 novilhas e 27 produtores

Por Bccom Comunicação 29/08/2023 18h06 - Atualizado em 29/08/2023 18h06
Circuito Leiteiro inaugura atividades valorizando o pequeno produtor
Circuito Leiteiro - Foto: Assessoria

O 3º Torneio Leiteiro do Assentamento de Poço de Pedras, realizado em Belo Monte, consagrou pequenos produtores de leite da agricultura familiar e marcou o início das atividades do Circuito Leiteiro Alagoano, promovido pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) e pela Secretaria de Estado da Agricultura de Alagoas (Seagri-AL). 

A competição, que foi a primeira do calendário deste ano, foi finalizada no último sábado,26, e reuniu 22 vacas, 6 novilhas e 27 produtores.

Os grandes campeões do Torneio Leiteiro do Assentamento de Poço de Pedras foram os produtores Paulo Jorge, com a vaca adulta Galega, que registrou um total de 88,400 kg de leite na competição, e Sérgio Santos, com a vaca jovem Moderna, que registrou 64,900 kg de leite durante os dias de evento. A produção média diária de leite da vaca adulta passou de 44 kg e a da vaca jovem foi de 32 kg.

O produtor Paulo Jorge, que é tricampeão da competição, afirma que o torneio é muito importante para valorizar as produções da região e que ele se sente muito valorizado com a repercussão da iniciativa. Ele, que integra a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) , afirmou que os animais foram preparados especialmente para a competição. “Eu investi em inseminação. Temos aqui touro de alta qualidade, que a CPLA sempre fornece semem pra gente”. O produtor diz que recebe suporte por meio de cursos para fortalecer a genética da sua criação. Após a vitória, Paulo já sabe o que fazer com sua premiação: “pretendi crescer meu rebanho e continuar produzindo meu leite , sustentando minha família”.

Sérgio Santos também falou da sua experiência até chegar ao momento de comemoração no torneio: “é muito trabalhoso para conseguir uma novilha boa,mas com o apoio e o incentivo através dos embriões, da inseminação e dos semen conseguimos animais melhores”, completa. O produtor também reconhece a importância do torneio: “para um município que é pequeno, mas com grandeza e iniciativa pode ajudar a transformar o produção local e alcançar o potencial dos produtores”, diz.

A ACA segue com o calendário do Circuito Leiteiro alagoano até o mês de dezembro, e já tem 25 torneios agendados. Viabilizado através de fomento concedido pelo Estado de Alagoas e executado através da Secretaria de Agricultura, o circuito passará a valorizar a atividade familiar de 3 mil famílias, e que está conectada principalmente na região da bacia leiteira.