Agro

RB0764 conquista o TOP 1 entre as variedades de cana em dia de campo da Ridesa/Usina Coruripe

Por Bccom Comunicação 18/08/2023 14h02
RB0764 conquista o TOP 1 entre as variedades de cana em dia de campo da Ridesa/Usina Coruripe
Cana - Foto: Assessoria

Fruto de um trabalho de pesquisa, que atravessa décadas, a RB0764 conquistou o primeiro lugar no ranking das variedades do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA) diante dos resultados obtidos em produtividade, desenvolvimento e colheita.

“É um material novo que está sendo lançado e multiplicado. Essa variedade é filha da RB92579, que está se aposentando e que deixa um legado muito bom. Com apenas oito meses, a RB0764 já apresenta um excelente comportamento”, destacou Antônio Rosário, pesquisador do PMGCA e diretor Técnico da Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas – Asplana.

De acordo com ele, entre os oito materiais apresentados no dia de campo promovido pelo PMGCA na Usina Coruripe, no último dia 09 de agosto, a RB0764 é considerada como a de maior destaque. “Dentro de um ambiente de plantio de verão ela apresentou os melhores resultados em termo de toneladas de cana por hectare. Vale ressaltar que essa cana ainda tem quatro meses para poder crescer, tendo muito a produzir. Além disso, tem a questão da colheita. É uma cana ereta. Isso facilita o corte manual e ou mecanizado. No plantio foi usado o espaçamento de 0,50 por 1,50”, afirmou Rosário, reforçando que a estimativa dela é produzir 110 toneladas por hectare. Mas deve produzir muito mais,'' reforçou.

Segundo ele, a variedade conta ainda com outro diferencial importante que seria o peso individual. “É um dos fatores mais impressionantes. É uma cana cheia que tem intensidade. Ela chegou a dar, individualmente, 1.400 kg, na média da biometria. É uma característica muito boa, além da riqueza da planta”, declarou.

A RB 0764 é recomendada pelo PMGCA para o período de meio para final de safra para o produtor com irrigação. “É onde ela apresenta uma melhor resposta. Quanto a questão das doenças, como nada é perfeito, ela tem um probleminha no que diz respeito ao carvão. Mas é um fator que pode ser minimizado por meio de manejo”, reforçou.

Outras


No dia de campo, onde o PMGA reuniu mais de 300 participantes de diversos estados, entre fornecedores de cana, técnicos de usinas e estudantes, foram apresentadas outras novidades nas variedades de cana, a exemplo das RB 818, 814 e 494, que são destinadas ao início de safra.

“Os três materiais já estão praticamente em escala comercial com boas respostas em muitas variantes. Cada uma se destaque dentro do seu segmento”, afirmou o pesquisador do PMGCA.

Quanto as variedades de meio de safra, além da RB 0764, foi apresentada a 07662 também destinada para este perfil, além da 06404 e da 27825 desenvolvidas para o final de safra, pelo comportamento, crescimento vegetativo e adaptação.

“O PMGCA tem material para atender todas as demandas, prateleira cheia. A pesquisa é muito importante e precisa continuar. O produtor tem que se preocupar com a produtividade, além da questão de preço que é o mercado. Mas a produtividade temos que manter para que possamos sobreviver. Este dia de campo serviu como uma prestação de contas dessa parceria pública/privada que vem dando certo há vários anos no desenvolvimento da pesquisa de novas variedades de cana”, finalizou.