Agro

Torneio Leiteiro Caprinos consagra produtividade da agricultura familiar

A competição teve início na quinta-feira,18, e foi finalizada com a última ordenha, no sábado, 20

Por Bccom Comunicação 24/05/2023 10h10 - Atualizado em 24/05/2023 14h02
Torneio Leiteiro Caprinos consagra produtividade da agricultura familiar
Torneio Leiteiro - Foto: Assessoria

A Expoalagoas Genética, promovida pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) foi palco para a produção de leite entre as raças caprinas, reunindo 40 cabras no Parque da Pecuária, para o Torneio Leiteiro Caprinos da Agricultura Familiar. A competição teve início na quinta-feira,18, e foi finalizada com a última ordenha, no sábado, 20.

Com duas ordenhas por dia, as cabras, no geral produziram cerca de 50 quilos de leite, consagrando a força da agricultura familiar na cadeia leiteira do Estado. A competição contou com três categorias: marrã, cabra jovem e adulta. A premiação foi de R$ 12 mil, sendo distribuída até a sexta colocação.

A grande campeã do Torneio Caprinos da Agricultura Familiar foi a fêmea Dirlene, da Cafisa/Grupo União, guiada pelo criador Marcondes Lima. A produção dela foi de 21.216 kg. Em segundo lugar, a cabra LUARA, do mesmo grupo, produziu 21.152.

A categoria marrã registrou sua campeã a cabra Júlia,do Grupo União/Cafisa, com a produção de 13.052 kg. A segunda colocação foi ocupada pela fêmea TIRA-TEIMA, com 11.938 kg, também do mesmo grupo. Em terceiro lugar, a cabra JUREMA alcançou o pódio com a produão de 10.074kg.

Com 17 concorrentes, a categoria fêmea jovem foi conquistada pela Fazenda Paraíso, com a cabra BONECA e sua produção de 12.732 kg. O criatório fez dobradinha no pódio, com a classificação da cabra JURUBEBA em segundo lugar, conforme a produção de 12.648kg. O criatório Cafisa/Grupo União foi o terceiro melhor da categoria com sua representante MICHELE, com 11.552kg.

Para Marcondes Lima, criador da cabra grande campeã da prova, o evento abriu novo espaço para incentivar o segmento. “Estávamos preparando os animais há quase dois meses, cuidando de cada detalhe para que pudéssemos chegar no Torneio com vigor para aguentar os três dias de ordenha. Foi muito bom poder mostrar o nosso trabalho e receber incentivos”, destacou.