Agro

Sinfeagro mantém reivindicações por reestruturação das carreiras para os servidores da Adeal

Servidores de carreira da Adeal tem recebido sinalização de comprometimento do governo Paulo Dantas para atender as demandas dos trabalhadores

Por Assessoria 17/01/2023 17h05
Sinfeagro mantém reivindicações por reestruturação das carreiras para os servidores da Adeal
O pedido dos servidores voltou a ser feito ao Governo do Estado, nessa segunda-feira (16), no Palácio República dos Palmares, durante uma reunião com o secretário de Governo de Alagoas, Vitor Pereira - Foto: Assessoria

A reestruturação da carreira dos servidores da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) continua sendo a principal pauta do Sindicato dos Servidores de Fiscalização Estadual Agropecuária de Alagoas (Sinfeagro), entidade que representa toda a categoria. O pedido dos servidores voltou a ser feito ao Governo do Estado, nessa segunda-feira (16), no Palácio República dos Palmares, durante uma reunião com o secretário de Governo de Alagoas, Vitor Pereira, que se comprometeu a ajudar os servidores da Adeal nesta pauta.

Com a nova Lei Delegada do Governo de Alagoas, este ano a Adeal passou a ser ligada à Secretaria de Governo de Alagoas (SEGOV), não mais à Secretaria de Agricultura (Seagri). A nova secretaria tem o objetivo primordial de controle e gestão administrativa sobre algumas empresas públicas específicas, autarquias, e com potencial de arrecadação.

Durante o encontro, o Sinfeagro expôs a preocupação da categoria diante da atual situação. Representando os servidores, o presidente do Sinfeagro, Otto Cabral Portela, explicou que a minuta da lei está parada na Secretaria Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) desde o início do ano passado, por isso, está atrapalhando todo o avanço da pauta e preocupando os servidores da ADEAL.

O encontro foi positivo, conforme também avaliou a diretoria do Sinfeagro. "As conversas são sempre ótimas. Porém, desta vez saímos com o compromisso do secretário em destravar o processo da minuta de lei que trata da reestruturação de nossas carreiras e passar pelas instituições e análises necessárias", destacou o presidente do sindicato, Otto Cabral Portela, explicando, ainda, que o compromisso do sindicato é encontrar ferramentas que provêm resultados efetivos, quer sejam secundários ou principais, para justificar a necessidade de reestruturação da Adeal.

"Necessitamos, não só apontar os benefícios à sanidade de rebanhos, produção vegetal e segurança sanitária, necessitamos mostrar as possibilidades para superávit na Adeal e os possíveis ganhos e receitas tributárias secundárias ligadas aos resultados dos nossos serviços", pontuou o presidente do Sinfeagro.

Nesta terça-feira (17), o ofício que foi entregue ao secretário durante a reunião foi protocolado pela diretoria do sindicato no Palácio República dos Palmares, conforme solicitado pelo gestor da SEGOV.

"Estamos confiantes, porém continuaremos lutando pelos nossos direitos e cobrando ao Estado os deveres para o avanço da defesa agropecuária em Alagoas. A nossa preocupação, enquanto representante dos servidores que somos, é um possível retrocesso em toda esta evolução, a falta de reconhecimento do Estado as atividades e atribuições que executamos poderá levar perdas irreparáveis e retrocessos sanitários à produção animal e vegetal, bem como aos produtos alagoanos", concluiu Cabral.