Agro

Plantio de soja direto na palhada da cana auxilia produção do grão e aquece mercado de Alagoas

A expectativa para o setor é ampliar a produção de soja em todo o estado, sendo comercializada principalmente dentro de Alagoas

Por Redação 09/12/2022 17h05 - Atualizado em 09/12/2022 17h05
Plantio de soja direto na palhada da cana auxilia produção do grão e aquece mercado de Alagoas
Plantio de soja foi impulsionado quando realizado direto na palhaça de cana - Foto: Reprodução

O plantio direto da soja na palhada (cobertura seca que fica no solo após o plantio) da cana de açúcar está melhorando a produtividade das duas culturas em Alagoas. 

A inovação, implantada por uma usina do estado em parceria com um produtor de soja, promete se tornar cada vez comum para produtores alagoanos, uma vez se obtém acréscimo da produção do grão. Este ano, Alexandre Dela Vecchia, produtor de Soja em Alagoas fez o plantio da lavoura de soja direto em cima da palhada de cana. 

Os resultados obtidos foram vantajosos para o produtor. "Quando a gente entra plantando já tá o fosfato, o calcário, o gesso aplicado e aí a gente ajuda a fazer com que esse produto penetre no solo com o suco da plantadeira. E aí o responsável agroindustrial entra no próximo plantio da cana somente subsolando e sucando", explica.

A expectativa para o setor é ampliar a produção de soja em todo o estado, sendo comercializada principalmente dentro de Alagoas. "Vai fortalecer muito a economia interna. Antes você tinha a soja vindo de outros estados, mas se tudo der certo, nos próximos anos você terá a soja totalmente produzida em Alagoas", afirma Alexandre. 

Assista a reportagem completa do Alagoas Rural: