Agro

Pequenos produtores aprendem técnicas de inseminação artificial em bovinos

O curso, promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, ocorre em Batalha e é destinado para estudantes e pequenos produtores rurais

Por Assessoria Expo Bacia Leiteira 15/09/2022 11h11 - Atualizado em 15/09/2022 11h11
Pequenos produtores aprendem técnicas de inseminação artificial em bovinos
Participantes tiveram a oportunidade de assistir uma palestra sobre “Matite e diagnóstico”, ministrado pela zootecnista Andressa Moura - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) promove, até o próximo sábado (17), o Curso de Inseminação Artificial em Bovinos para estudantes e pequenos produtores rurais. A capacitação, que ocorre no Parque de Exposições Mair Amaral, no município de Batalha, faz parte da programação da 39ª edição da Expo Bacia Leiteira 2022.

Além de aulas teóricas, os inscritos no curso também participam de palestras e aulas práticas com animais, orientados pelo médico veterinário da Adeal, Rogério Madeiro.
Como informa Luiz Augusto, zootecnista da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), nesta edição, o curso tem a participação de 18 pessoas e a carga horária é 40h, entre aulas práticas e teóricas.

Nesta quarta-feira (14), os participantes tiveram a oportunidade de assistir uma palestra sobre “Matite e diagnóstico”, ministrado pela zootecnista Andressa Moura, a convite da coordenação do curso.

A secretária de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Aline Melo, fez uma visita ao curso e ressaltou que a capacitação que o governo de Alagoas promove para os pequenos produtores é de grande significado, já que são abordados diversos temas sobre inseminação artificial.

“Pela sua importância, a Seagri vai continuar oferecendo o curso durante todo ano, numa parceria com a Adeal e a prefeitura de Batalha”, assegurou Aline Melo.

Ênio Medeiro, que é pequeno produtor rural do município de Monteiropólis, foi um dos primeiros inscritos e destaca que a capacitação está sendo bastante proveitosa e muito importante para quem trabalha no campo. “Todas as técnicas que aprender no curso, vou colocar em prática durante a minha atividade na propriedade onde trabalha”, afirma.

Entre os temas que serão abordados na capacitação estão “Vantagens da inseminação artificial”, “Características do Sêmen”, “Cuidados e manuseio com o botijão criogênico”, entre outros.