Agro

Moeda Social será apresentada no lançamento da Expo Bacia Leiteira

A “Caatinga é dinheiro” terá o mesmo valor do real e será aceita em estabelecimentos comerciais locais cadastrados com objetivo de om a missão de promover a inclusão social na agricultura familiar e combater a pobreza

Por Assessoria BCCOM 18/08/2022 06h06
Moeda Social será apresentada no lançamento da Expo Bacia Leiteira
Lançamento moeda social - Foto: Reprodução

A moeda social “Caatinga é dinheiro” será tema de palestra na próxima sexta-feira,19, em Batalha, durante o lançamento da 39ª Expo Bacia Leiteira, no Parque Mair Amaral, às 15h. O tema será ministrado pelo educador popular cearense ,Joaquim Melo, fundador do Banco Palma – primeiro banco social do Brasil. 

Criada pelo Fundo de Permanência na Terra (FUNPET) através do projeto Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, a mais nova moeda em circulação em Alagoas será testada durante a Exposição de Batalha, de 14 a 17 de setembro, na modalidade cédula e em sua versão digital. 

A “Caatinga é dinheiro” terá o mesmo valor do real e será aceita em estabelecimentos comerciais locais cadastrados com objetivo de om a missão de promover a inclusão social na agricultura familiar e combater a pobreza. O FUNPET vai aportar recursos na ordem de R$ 100 mil por mês para garantir o poder de compra no comércio local. 

Segundo o presidente do FUNPET , Adriano Ferreira, a aplicação da moeda através da agricultura familiar é uma ação de empreendedorismo social. “A proposta é cada vez mais investir no setor da agricultura familiar. Uma de nossas atividades consiste na oferta de linhas de crédito para o agricultor e fomentar o trabalho de técnicos, que deverão destinar 30% dos seus vencimentos em compras com a moeda pela Região do Sertão”, explicou.

A palestra do educador popular Joaquim Melo terá o objetivo de apresentar os cases de sucesso dos bancos comunitários, instituições que vem ajudando comunidades a encontrar o caminho do desenvolvimento econômico.

“Criar a própria moeda social é quebrar paradigmas e enxergar inovação em nossas ações do cotidiano, podendo trazer ganhos e ao mesmo tempo revertermos em mais desenvolvimento. O nome Caatinga é dinheiro quer dizer que ao preservamos a nossa região conseguiremos sobreviver”, enfatizou o presidente do FUNPET.