Agro

Usina Santa Clotilde é homenageada no Simpósio da Cana como destaque em inovação e produtividade

Usina foi destaque do setor sucroenergético alagoano

Por BCCOM Comunicação 07/07/2022 09h09
Usina Santa Clotilde é homenageada no Simpósio da Cana como destaque em inovação e produtividade
Usina finalizou o ciclo 21/22 com um crescimento de safra de 10% - Foto: Assessoria

O XXXVII Simpósio da Agroindústria da Cana-de-açúcar de Alagoas - realizado por meio da parceria firmada entre a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil Regional Leste – STAB Leste - prestou uma homenagem a usina Santa Clotilde, localizada no município de Rio Largo, como destaque do setor sucroenergético alagoano diante dos resultados conquistados em inovação e produtividade.

A homenagem - Prêmio Excelência Regional no Uso de Variedades de Cana-de-Açúcar em 2021 -, que foi uma ação surpresa dentro da programação do evento, concedido pelo Programa Cana do Instituto Agronômico de Campinas (ICA), foi entregue pelo presidente da Stab Leste, Candido Carnaúba, e pelo coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar do Centro de Ciê ncias Agrárias da Ufal, Geraldo Veríssimo, aos diretores da unidade industrial.

“Essa homenagem vem do trabalho feito na renovação do canavial e no uso de variedades de cana mais produtivas. São frutos do empenho de toda a nossa equipe agrícola. A gente conseguiu que todos os nossos investimentos retornassem em forma de produtividade. Então, realmente, foi uma grata surpresa saber que nosso trabalho foi reconhecido. É uma conquista muito significativa para todos nós. Saímos de um processo de recuperação judicial, onde a gente precisou focar em produtividade e em resultados. Agora, estamos colhendo os frutos desse trabalho”, declarou Daniel Berard, diretor da usina.

20/21

Com investimentos em inovação tecnológica, a exemplo da adubação do canavial com o uso de vinhaça enriquecida, a usina Santa Clotilde finalizou o ciclo 21/22 com um crescimento de safra de 10%. Foram processadas, aproximadamente, um milhão de toneladas de cana com aumento de 25% de cana própria.

Simpósio

O Simpósio da Agroindústria da Cana-de-açúcar de Alagoas, que teve início, nessa quarta-feira (6) prossegue até o próximo dia (8), no Centro de Convenções de Maceió.

O encontro, que conta com o apoio do Sindaçúcar-AL, tem a expectativa de reunir cerca de 500 congressistas entre pesquisadores, técnicos, empresários, administradores, políticos, estudantes, demais profissionais de instituições/empresas que desenvolvem suas atividades voltadas para o setor sucroenergético regional.

A exemplo de edições anteriores, o simpósio será dividido em três áreas: comum, agrícola e industrial. Na comum, serão realizadas cinco palestras e o prêmio Excelência no Uso de Variedade de Cana-de-açúcar 2021. Na agrícola, estão programadas 22 palestras. Já na industrial estão previstas 20 palestras.

O evento técnico, tradicional no calendário do agro de Alagoas, contará também com a realização, em paralelo, de uma feira para apresentação de estandes de empresas ligadas ao setor sucroenergético.