Agro

Feira Camponesa Itinerante acontece na Serraria nesta semana

Frutas, verduras, legumes, grãos e outros alimentos estarão nas bancas dos feirantes

Por Redação* 08/04/2022 09h09
Feira Camponesa Itinerante acontece na Serraria nesta semana
Projeto é uma iniciativa da Comissão Pastoral da Terra de Alagoas - Foto: Lara Tapety/Ascom CPT/AL

Nesta sexta-feira (8), a Feira Camponesa Itinerante acontece no bairro da Serraria, em Maceió. A tradicional feira é realizada na praça do Bicentenário, ao lado da Igreja do Conjunto José Tenório.

No local, é possível encontrar uma diversidade de produtos agroecológicos vindos das comunidades de assentamentos acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) em Alagoas. Frutas, verduras, legumes, grãos e outros alimentos estarão nas bancas dos feirantes.

Ontem (7), às 6h30, foi realizada a abertura, e depois às 18h30, o Pinóquio do Acordeon esteve na praça com a apresentação do seu trio de forró. O sanfoneiro, que criou os jingles (músicas publicitárias) da Feira Camponesa, demonstra seu carinho pelo projeto: "É bom demais tocar na feira! Se não tiver forró é um pouquinho diferente. Faz tempo que Pinóquio toca e ama essa feira. Eu já me considero de casa. É bom a gente dar valor as coisas da nossa terra", disse em sua última apresentação.

A respeito da inspiração para as composições, Pinóquio conta que as palavras vêm da própria feira. "A gente vê o que tem, coloca num caderno e faz a música", disse. A cada refrão, o artista fala um pouco do que tem na feira: "Plantar, colher e repartir! A Feira Camponesa é assim: Tem galinha e ovos de capoeira, também temos mel de abelha. Feijão, laranja e banana, inhame, cará e macaxeira".

O projeto Feira Camponesa é uma iniciativa da Comissão Pastoral da Terra de Alagoas junto às famílias camponesas da zona da mata, do litoral e do sertão, com apoio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), órgão vinculado ao governo estadual, e da Misereor, obra episcopal da Igreja Católica da Alemanha.

Ao visitar o espaço, o público adquire comida de verdade, sem veneno, aprecia cafezinho com tapioca, pé de moleque ou bolo e ainda dança o autêntico forró pé-de-serra.

*Com informações da Ascom CPT/AL