Agro

Conheça as principais empresas do setor agrícola que é destaque no mercado alagoano

Data é comemorada em todo o país

Por Alícia Santos, estagiária sob supervisão 25/02/2022 15h03 - Atualizado em 25/02/2022 16h04
Conheça as principais empresas do setor agrícola que é destaque no mercado alagoano
Divulgação - Foto: Reprodução

Nesta sexta (25) é comemorado no Brasil o dia do agronegócio, que mesmo com o impacto provocado pela pandemia de Covid-19  continua crescimento em um ritmo acelerado. Segundo estimativas do Sistema CNA (Confederação Nacional de Agricultura) a expectativa também é de resultado positivo com estimativa de números expressivos para a pecuária. 

Um dos setores do agronegócio que mais tem crescido é o sucroalcooleiro com mais de 1,2 milhão de toneladas de açúcar produzidas pelas usinas alagoanas, a safra 21/22 segue firme no Estado. Segundo levantamento realizado pelo Departamento Técnico do Sindaçúcar-AL, do total de açúcar produzido até o último levantamento, 931.903 toneladas foram do tipo VHP, destinado à exportação.

Usina Impacto Bioenergia Alagoas

Localizada em Teotônio Vilela, a empresa, que assumiu os ativos industriais e parte dos ativos agrícolas da usina Seresta, em junho de 2019, é formada por um grupo de investidores alagoanos e paulistas. Na última sexta (18), a usina Impacto Bioenergia Alagoas ultrapassou a marca histórica de um milhão de toneladas de cana processadas. 

Usina Caeté

Localizada em São Miguel dos Campos, a cerca de 56 km de Maceió, a usina Caeté é hoje a primeira do estado a fazer a venda direta de etanol para postos de combustíveis, segundo informações publicada na coluna Mercado Alagoas. A empresa também está cadastrando os clientes e fazendo a venda direta. A operação começou na semana passada sendo comercializado até o momento para postos de Maceió, Arapiraca, Penedo e São Miguel dos Campos.

 Usina Pindorama 

A Cooperativa Pindorama, localizada em Coruripe, está sempre apostando em novas tecnologias para aumentar a produtividade e reduzir custos da cultura da cana-de-açúcar. A mais nova delas é a aplicação de vinhaça enriquecida no canavial. 

A cooperativa vive um bom momento, com investimentos no campo e na indústria, e essa nova aposta visa levar ao campo a vinhaça pura, pois ela é colhida antes de se misturar com a água da lavagem, recebendo ureia e aquagel em seguida para se obter o produto final. Sua sede é localizada em Coruripe, cerca de 88 km de Maceió.