Agro

Unicafes e Seagri alinham demandas da agricultura familiar

Bloco de cooperativas apresentou interesse por melhorias nas políticas públicas

Por Redação com Assessoria 17/06/2021 10h10 - Atualizado em 17/06/2021 11h11
Unicafes e Seagri alinham demandas da agricultura familiar
Representantes da Unicafes expuseram ao secretário Maykon Beltrão ações estratégicas para o fortalecimento do segmento - Foto: Assessoria

Buscando a retomada das atividades da agricultura familiar de Alagoas, os representantes da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) expuseram ao secretário Maykon Beltrão ações estratégicas para o fortalecimento do segmento após a pandemia de covid-19. O encontro, que aconteceu na segunda-feira,14, contou com dirigentes das cooperativas Coopaiba, CPLA, Coobap, Cooperal, Capial e Cooperagro.

O bloco de cooperativas apresentou interesse por melhorias nas políticas públicas, uma das principais modalidades de comercialização utilizadas pelos pequenos agricultores De acordo com o secretário Maykon Beltrão, o segmento deve ser estimulado com o fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), segundo as modalidades de fornecimento de leite e a de itens da agricultura.

Para o presidente da Cooperativa dos Agricultores e Beneficiadores do Povoado de Piranhas (COOBAP), Roberto Moura, a Unicafes apresentou seu planejamento de organização para contribuir com a retomada econômica do estado.

“Esse bloco de cooperativas vêm dando um salto na questão da organização e mostrando sua importância no processo de inclusão produtiva do agricultor familiar nas atividades públicas. A Unicafes e as cooperativas podem somar para a retomada das ações e na execução dos programas para que eles se tornem mais efetivos”, observou o integrante da COOBAP.

A pauta foi recebida e reiterada pelo secretário Maykon Beltrão como propositiva e substancial para a dinâmica de produção do pequeno produtor. “As demandas são legítimas, todas em prol do trabalho de assistência técnica, estruturação e funcionalidade nos programas. Reafirmamos o compromisso em trabalhar junto com o governador Renan Filho para que a agricultura familiar cada vez mais esteja preparada para produzir e gerar suas riquezas”, pontuou.