Agro

Fornecedores esperam que recursos de empréstimo sejam usados para quitar dívidas

Por Assessoria 21/02/2017 07h07
Fornecedores esperam que recursos de empréstimo sejam usados para quitar dívidas

Os fornecedores de cana de Alagoas receberam com alívio a notícia de que o Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações (Cofig) aprovou, semana passada, a operação de empréstimo internacional para as usinas do Nordeste, com aval do Fundo Garantidor de Exportações (FGE).

O dinheiro, além de ser usado pelas indústrias do setor sucroenergético para a recuperação do maquinário e canavial, também será utilizado para o pagamento dos atrasados devidos aos fornecedores pela cana comprada em safras passadas.

O presidente da Asplana, Edgar Filho, lembrou do acordo firmado entre os empresários do setor com os fornecedores de cana, com o aval do governador Renan Filho, para que parte dos recursos sejam destinados ao pagamento de débitos pendentes com os produtores rurais.

“Então, as usinas que ainda não quitaram os débitos poderão agora saldar seus débitos. Nossa esperança é que esse recurso possa levantar o setor que anda em crise com a menor safra da história recente do Estado”, afirmou Edgar Filho.

De acordo com ele, o financiamento internacional que será contraído pelas unidades industriais do setor canavieiro vai também reoxigenar a cultura da cana em Alagoas. “A nossa expectativa é que as usinas façam o replantio dos canaviais que estão com a produtividade baixa, renovando as esperanças de dias melhores”, reforçou.

A aprovação do Cofig era o passo que faltava para viabilizar o empréstimo internacional com o banco de crédito suíço com a captação de até US$ 300 milhões para as usinas alagoanas de um total de US$ 500 milhões que poderão ser negociados com as empresas da região Nordeste.