Turismo

Maceió lidera ranking dos destinos turísticos mais vendidos em 2025

A lista confirma a tendência de preferência por praias paradisíacas, cidades históricas e opções internacionais de entretenimento

Por Redação* 24/12/2025 10h10
Maceió lidera ranking dos destinos turísticos mais vendidos em 2025
Caminho de Moisés na Ponta Verde - Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

A Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, fez um levantamento com os 10 destinos mais vendidos em 2025. O estudo evidencia o alcance regional da empresa com cidades das regiões Sudeste, Nordeste e Sul entre as preferidas dos Clientes. O ranking é composto por: Maceió (1º), Recife + Porto de Galinhas (2º), Porto Seguro (3º), Orlando/EUA (4º), Natal (5º), Fortaleza + Jericoacoara (6º), Salvador (7º), João Pessoa (8º), Porto Alegre + Serra Gaúcha (9º) e Ilhéus + Itacaré (10º).

A lista confirma a tendência de preferência por praias paradisíacas, cidades históricas e opções internacionais de entretenimento. Orlando se destaca pela parceria da Azul com fornecedores estratégicos de parques e hotéis - como Disney, Universal e United Parks - em ações promocionais conjuntas e programas de capacitação.

O Nordeste manteve-se como a região mais procurada, impulsionada principalmente pelas praias. Ao mesmo tempo, Gramado ampliou sua participação com novos investimentos em entretenimento e lazer fora do eixo praia/sol. Os pacotes da Azul Viagens têm impacto direto na popularidade desses destinos, contribuindo para a conquista de prêmios de top sellers em rankings promovidos por parceiros locais. Já os investimentos em entretenimento e hotelaria são realizados pelo trade local, fortalecendo ainda mais a atratividade dessas regiões.

Entre os principais hubs da empresa, Confins (MG) e Viracopos (SP) reforçam a conectividade com outros destinos nacionais e internacionais, enquanto Recife (PE) se consolida como ponto estratégico pela forte ligação com Porto de Galinhas – especialmente pelas inúmeras conexões da Azul a partir do aeródromo, como para Madri, na Espanha, e Porto, em Portugal. A companhia destaca, ainda, a importância dos destinos rio-grandenses da Serra Gaúcha - que subiu no ranking com a recuperação pós-enchentes - e Gramado, que figura como destino atrativo de montanha, reforçando a diversidade da oferta turística brasileira.

“Nossos investimentos em divulgação e capacitação têm sido fundamentais para fortalecer essa cadeia. A Azul Viagens se orgulha de oferecer experiências competitivas que unem tarifas aéreas diferenciadas e paridade de hotelaria. Mesmo sem grandes mudanças em relação aos anos anteriores, o que vemos é a força de rotas já consolidadas, que continuam apresentando percentuais consistentes de crescimento. Isso confirma a relevância estratégica dessas operações e reforça nosso compromisso em conectar pessoas aos destinos que mais encantam o Brasil e o mundo”, afirmou Giulliana Mesquita, head da Azul Viagens.

Planos futuros


Para 2026, a companhia projeta expansão internacional, diversificação do portfólio com cruzeiros, ecoturismo e experiências personalizadas, além da continuidade dos esforços em parcerias locais com resorts estratégicos. Ao mesmo tempo, a estratégia contempla o fortalecimento da oferta de destinos domésticos, conectando ainda mais o Brasil em sua diversidade - do Norte ao Centro-Oeste, passando pelo Sudeste e Nordeste - e valorizando a brasilidade como diferencial competitivo. “Essa integração nacional reforça o compromisso de promover experiências autênticas e ampliar o alcance da companhia em todo o território brasileiro”, completou Mesquita.

Ranking Azul Viagens

1. Maceió

2. Recife + Porto de Galinhas

3. Porto Seguro

4. Orlando / EUA

5. Natal

6. Fortaleza + Jericoacoara

7. Salvador

8. João Pessoa

9. Porto Alegre + Serra Gaúcha

10. Ilhéus + Itacaré

*Com informações da Assessoria