Turismo
Brasileiros miram viagens na Black Friday e priorizam passagens rodoviárias
Pesquisa revela que 95% dos consumidores aguardam promoções para viajar e colocam turismo à frente de eletrônicos e moda
O planejamento para viajar ganhou um impulso com a chegada da Black Friday. Uma pesquisa da plataforma de passagens rodoviárias ClickBus revela que 54% dos viajantes começam a pesquisar bilhetes entre um e três meses antes do período de promoções, embora a maioria (69%) efetue a compra ainda em novembro.
Além disso, 95% dos entrevistados afirmam esperar as ofertas da Black Friday para adquirir passagens.
O estudo também aponta que o destino e o período de embarque já estão definidos para muitos consumidores: 30% pretendem viajar entre novembro e dezembro, especialmente no Natal. As viagens e serviços aparecem como prioridade de investimento nesta época, superando categorias tradicionais como eletrônicos (49%) e moda/bens de consumo (39%).
Quando o assunto é preço, o desconto direto no valor das passagens é o maior atrativo para 68% dos entrevistados. O gasto planejado para as viagens se concentra entre R$ 100 e R$ 500 (38%), seguido pela faixa entre R$ 500 e R$ 1.000 (21%). A pesquisa abrangeu viajantes de todas as regiões do país, majoritariamente mulheres (57%) e moradores do Sudeste (68%).
Turismo em pauta
Para incentivar ainda mais o turismo interno, o Ministério do Turismo reforça o programa “Conheça o Brasil”, que busca ampliar a conectividade entre destinos nacionais, fortalecer o fluxo de visitantes e impulsionar a competitividade do setor. A iniciativa também contribui para a geração de emprego e renda nas comunidades turísticas, promovendo desenvolvimento local sustentável.
*Com informações Ministério do Turismo


