Turismo

Na Cúpula do Clima, Celso Sabino destaca o papel do turismo sustentável na preservação da Amazônia

Durante o evento, o ministro ressaltou ainda o protagonismo de Belém e as obras estruturantes que ficarão como legado

Por MTur 06/11/2025 20h08
Na Cúpula do Clima, Celso Sabino destaca o papel do turismo sustentável na preservação da Amazônia
Celso Sabino é um dos principais aliados na preservação da floresta amazônica e na geração de renda para comunidades locais - Foto: Ricardo Stuckert / PR / Divulgação MTur

O turismo sustentável foi apontado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, como um dos principais aliados na preservação da floresta amazônica e na geração de renda para comunidades locais. Durante participação na Cúpula do Clima (COP30), nesta quinta-feira (06.11), em Belém (PA), ele destacou que o ecoturismo é uma ferramenta essencial para transformar populações tradicionais em agentes de conservação ambiental, promovendo inclusão social e fortalecendo as economias criativas e solidárias.

“O turismo é uma das formas mais eficazes de manter a floresta em pé e os rios limpos. É uma maneira sustentável de gerar desenvolvimento econômico, financeiro e social para quem vive na floresta”, afirmou o ministro.

Além de abordar o potencial do turismo sustentável, o ministro destacou o protagonismo de Belém na realização do evento e o legado das obras estruturantes executadas para a COP. Segundo ele, o encontro vem se consolidando como um marco de participação, sustentabilidade e integração global.

“O legado mais importante da COP é a promoção da cidade de Belém e as obras estruturantes realizadas, como o Parque da Cidade. Será uma COP muito participativa, com ampla presença de delegações e discussões relevantes sobre o futuro do planeta”, afirmou.

O ministro também celebrou o êxito da organização do evento, que já conta com 161 delegações confirmadas e deve reunir cerca de 40 mil pessoas na capital paraense entre os dias 10 e 21 de novembro. Ele lembrou as incertezas que antecederam a realização da COP e destacou o resultado positivo.

“Disseram que não ia ter açaí, que não ia ter tacacá, que não ia ter maniçoba - falaram até que não ia ter COP aqui. Estamos surpreendendo positivamente. O governo do Brasil entregou tudo o que propôs e será um grande sucesso a realização da COP em Belém”, completou.

EVENTO - A Cúpula do Clima reúne líderes globais até esta sexta-feira (07/11), na capital paraense, com a participação de 153 delegações de países florestais tropicais e de nações parceiras comprometidas com a agenda ambiental. O encontro tem como objetivo fortalecer a articulação política e o alinhamento de compromissos para as negociações da COP30.