Turismo

Rio de Janeiro deve receber 2 milhões de turistas estrangeiros no fim de ano

Segundo o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, o estado pode receber milhões de turistas devido à alta temporada

Por Agência Brasil 22/10/2025 13h01 - Atualizado em 22/10/2025 15h03
Rio de Janeiro deve receber 2 milhões de turistas estrangeiros no fim de ano
Até o fim de 2025 o estado do Rio de Janeiro prevê 2 milhões de turistas na região - Foto: Agência Brasil

Nesta quarta-feira (22), o secretário estadual de turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca afirmou que a estimativa até o fim deste ano (2025) para o turismo é de 2 milhões de pessoas no estado de RJ, por estar em alta temporada. 

Durante o lançamento da Cartilha "Divirta-se com Segurança", o secretário afirmou, "A gente vive o melhor momento da história do turismo do Rio de Janeiro. No ano passado, recebemos mais de 1,5 milhão de turistas internacionais. Este ano, só até setembro, ultrapassamos a marca de 1,6 milhão de turistas internacionais".

    A cartilha "Divirta-se com Segurança" visa a orientar turistas brasileiros e estrangeiros sobre boas práticas de segurança e ampliar o trabalho de conscientização e prevenção

    O material da campanha é um folder trilíngue (português, inglês e espanhol) com orientações sobre cuidados pessoais, transporte, uso de aplicativos de relacionamentos, emergências e contatos úteis.

    O material será distribuído em aeroportos, rodoviárias, hotéis, quiosques da Orla Rio, atrativos turísticos e eventos, além de estar disponível em versão digital nas redes sociais da Setur-RJ e da TurisRio.

    O secretário da Polícia Civil, Felipe Cury, disse que é importante o combate às organizações criminosas, mas o trabalho de prevenção e conscientização dos turistas é fundamental porque pode evitar que o crime ocorra.

    “A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo [Deat] vem fazendo um trabalho de combate às quadrilhas envolvendo o crime do 'Boa Noite, Cinderela', que é o que mais chama a atenção. Em relação a outros crimes envolvendo turistas, grande parte deles é o furto, como o de celular, que ocorre em qualquer lugar do mundo. Mais de 80% das ocorrências com turistas são crimes sem violência”, afirmou o secretário.