Turismo
Governo de Alagoas lança catálogo de artesanato que vai representar o Brasil em Paris
Coquetel acontece segunda-feira, às 16 horas, no Centro de Referência do Artesanato Alagoano

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais, (Serfi) e da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), celebra nesta segunda-feira (25) o protagonismo do artesanato alagoano. Incentivados pelo Programa Alagoas Feita à Mão, artesãos alagoanos irão ganhar mais projeção no mercado internacional durante evento que será realizado em Paris, na França. O coquetel de apresentação do catálogo da exposição vai acontecer às 16 horas, no Centro de Referência do Artesanato Alagoano, na Praça dos Martírios.
O estado foi o único eleito, entre todos do Brasil, a participar da Paris Design Week 2025, com a exposição ‘CABOCO + ALAGOAS FEITA À MÃO’ , em um dos espaços mais cobiçados design contemporâneo. “Alagoas vai Brilhar em Paris. Miami e Nova York já tiveram a honra de conhecer nosso artesanato. Agora, a capital francesa vai ser impactada pela expressividade do artesanato alagoano. Junto com o governador Paulo Dantas, a secretária de Estado Paula Dantas [Seplag] e o curador e galerista Marco Aurélio Pulchério, vamos levar obras de 23 artesãos alagoanos, de diversos municípios do estado. Só temos motivo para nos orgulhar”, comemora secretário de Estado das Relações Federativas, Júlio Cézar.

Ele credita esse momento de projeção de Alagoas ao trabalho persistente e alinhado dos gestores e equipes integrantes do Governo alagoano, como também à própria inciativa da criação de uma secretaria que tem entre suas finalidades a captação de novos investimentos para o estado.
Júlio Cezar enfatiza que essa projeção em Paris é ainda mais significativa diante da proximidade atual dos governos brasileiro e francês.
“Tudo isso concorre para a expansão de nichos de negócios já consolidados e para abertura de novas frentes de mercado. Não foi por acaso que o Governo Federal criou uma secretaria voltada especialmente para cuidar das relações institucionais federativas e internacionais. E nossa Serfi tem marcado presença nas discussões que alavancam as iniciativas do estado”, acrescentou o secretário.

Sobre o catálogo
As peças que compõem a exposição “CABOCO + ALAGOAS FEITA À MÃO” foram talhadas em madeira, barro e outras matérias-primas tradicionais do estado, esculpidas, modeladas e pintadas à mão por 23 artesãos criteriosamente selecionados de diferentes regiões do estado — incluindo mestres da Ilha do Ferro, do núcleo do Mestre João das Alagoas, e de diversas localidades do Médio Sertão.
O tradicional artesanato alagoano, além de ocupar a Maison & Objet, também terá destaque na programação oficial de eventos na mesma semana, em Paris. Na Mostra Amuleto, promovida pela Apex-Brasil, com a curadoria de Bruno Simões, o artesão Salvinho, da Ilha do Ferro, vai apresentar um conjunto de cabeças com pássaros multicoloridos inspirado pelo Rio São Francisco.
Já a mestra Sil, de Capela, vai exibir a obra “Jaqueira com meninos soltando pipa” na exposição “Héritage Culturel et Savoir-Faire”, promovida pela Bref, Design Art e curadoria de Pat Monteiro Leclercq, sediada na Embaixada do Brasil em Paris, de 3 a 5 de setembro, como parte das celebrações do Ano Cultural Brasil – França.

Em cada peça, cores singelas, temas afetivos e traços carregados de tradição revelam as narrativas do povo alagoano, expressões autênticas de memória, identidade e pertencimento, que atravessam gerações e agora ganham o mundo.
Serviço: “CABOCO + ALAGOAS FEITA A MÃO”
Ficha Técnica
Mestres e artesãos:
Adriana Siqueira
Amilton
Ass. Artesãs do Pontal do Coruripe
Boró Sandes
Cicinho
Claudio da Capela
Clemilton
Família Antonio de Dedé – Adailton
Família Antonio de Dedé – Antônio José
Família Antonio de Dedé – Ismael
Irailda da Capela
Jailton e Jamile
Jose Francisco Afranio
Leonilson Arcanjo
Mestra Irineia
Mestra Nena da Capela
Mestra Sil da Capela
Mestre Aberaldo
Mestre Chico Cigano
Mestre Jasson
Mestre Petrônio
Mestre Zezinho de Arapiraca
Salvinho
Curadoria e Direção de Arte: Marco Aurélio Pulchério
Coordenação e Produção: Coordenação e Produção: Marco500/Caboco
Realização: Governo de Alagoas SerfiI / Alagoas Feita à Mão
Agente comercial: Caboco
