Turismo
Compradores internacionais de turismo vêm ao Brasil para fazer negócios na ABAV Expo 2024
Divididos em dois grupos, que visitarão destinos da Amazônia, Cerrado e Pantanal, operadores estrangeiros ainda passarão por capacitações, reuniões e rodadas de negócios com expositores brasileiros
Com o objetivo de internacionalizar a ABAV Expo, maior feira de turismo do Brasil, e proporcionar um ambiente propício aos negócios entre os destinos nacionais e compradores internacionais, a Embratur, o Sebrae e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) levaram à 51ª edição do evento um grupo de 60 convidados de diferentes países. Durante os três dias de evento, eles passarão por capacitações, reuniões e rodadas de negócios com os expositores locais.
A primeira metade do grupo é composta por operadores de turismo da América Latina, que fazem parte da ABAV Hosted Buyers Club – programa que conta com o patrocínio da Embratur. Já por meio de parceria Embratur e Sebrae, mais 30 compradores dos Estados Unidos, França, Suíça, Alemanha e Reino Unido farão parte das ativações ao longo da feira e também terão a oportunidade de conhecer destinos brasileiros.
O gerente de Negócios Estratégicos para o Mercado Internacional da Embratur, Alexandre Nakagawa, explica que a experiência dos ‘buyers’, nos locais com potencial de comercialização, é uma das melhores formas de promoção do Brasil no exterior.
“A gente acredita que, para os buyers, conhecerem o produto in loco é muito importante, porque só tendo essa experiência ele vai conseguir entender tudo que a gente promove no mercado internacional e, assim, comercializar melhor para seus clientes”, comentou.
A iniciativa permite aos compradores, além da visita à ABAV Expo, conhecer experiências em Manaus e Anavilhanas (AM), Belém e Alter do Chão (PA), além de Bonito (MS), por meio de famtours organizadas pela Embratur. A escolha de representantes dos países mencionados está de acordo com a estratégia de atuação da Agência, que é baseada em dados e potencial de crescimento de vendas.
O grupo com os 30 operadores da América Latina convidados via ABAV Hosted Buyers Club teve a oportunidade de conhecer a Chapada dos Veadeiros e a cidade Pirenópolis, além da maior estância hidrotermal do mundo, em Caldas Novas e Rio Quente, todos em Goiás.
Os convidados participaram de reuniões e rodadas de negócios com os expositores da feira, realizada em Brasília (DF), com o objetivo de promover os produtos e serviços turísticos brasileiros.
De acordo com a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, o Programa ABAV Hosted Buyers Club tem grande potencial de concretização de negócios em turismo.
“Esta é a maior entrega do Buyers Club já realizada pela ABAV Nacional. A parceria com a Embratur e a Goiás Turismo mostra o comprometimento do programa em oferecer uma experiência excepcional e destacar o Brasil não apenas como um país de belezas naturais exuberantes, mas também como um local de oportunidades de negócios promissoras no setor de turismo”, destacou.
Parceria
A vinda dos 30 compradores internacionais de algumas das principais operadoras do mundo, dentro da parceria entre a Embratur e a ABAV, é mais uma chance de colocar o Brasil na vitrine internacional, segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
“Na ABAV Expo, temos presentes todos os destinos do país, além de diversos atores da cadeia do turismo. É uma oportunidade de trazermos grandes compradores estrangeiros para que também possamos trazer retorno ao nosso país. Significa proporcionar oportunidades de negócios, que vão trazer mais turistas estrangeiros e gerar mais emprego e renda”, declarou.
A ABAV Expo reúne, anualmente, diversos atores do turismo como operadoras, redes hoteleiras, companhias aéreas, atrações, parques temáticos, empresas de tecnologia, destinos nacionais e internacionais, entre outros.
Realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal, a 51ª edição da ABAV Expo deve reunir até o fim de semana mais de 30 mil participantes e 1,5 mil marcas.