Turismo

City tour revisita história de Arapiraca por meio de seus equipamentos turísticos

Objetivo é fortalecer o turismo no município capacitando os profissionais de sua rede hoteleira

Por Ascom Arapiraca 20/11/2023 16h04
City tour revisita história de Arapiraca por meio de seus equipamentos turísticos
Objetivo é fortalecer o setor através da capacitação dos profissionais - Foto: Zé Neto/Ascom Arapiraca

Que Arapiraca tem muita história para contar não é novidade para ninguém. Na semana passada, a cidade foi estudada e apreciada por um grupo de profissionais da rede hoteleira em um City Tour promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

A ação, que aconteceu em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Luck Receptivo, levou recepcionistas da rede de hotéis de Arapiraca para conhecer pontos com grande potencial turístico no município.

O objetivo é fortalecer o setor através da capacitação dos profissionais que nele atuam, promovendo um conhecimento rico e necessário que será repassado aos hóspedes que escolhem Arapiraca como destino.

A primeira parada foi onde toda a história começou: a árvore centenária que dá nome à cidade e que em 2007 foi tombada como patrimônio natural do município. A espécie de Angico Branco, que tem mais de 100 anos de idade, é a única que restou na cidade e fica localizada na Serra dos Ferreiras, na zona rural.

Durante a visita, a equipe se deparou com um ônibus escolar e um grupo de crianças visitando o memorial. O local é um ponto fundamental do turismo pedagógico no município e um dos principais destinos de instituições de ensino por conta de seu valor histórico.

O City Tour também passou pelo berço de alguns dos melhores bares e restaurantes da cidade: a Avenida Ceci Cunha, com direito a parada para fotos na Folhinha, considerada um dos símbolos da identidade de Arapiraca.

A equipe também não perdeu a chance de se render aos encantos e se aprofundar na história da Canafístula, bairro mais antigo da cidade e um dos maiores berços culturais da cidade. Lá eles receberam uma recepção calorosa com uma banda de pífanos e conheceram o tradicional canto das Destaladeiras de Fumo.

Por fim, os visitantes conheceram o Planetário e Casa da Ciência, que trouxe uma rica experiência sobre os mistérios do espaço e do universo. Na volta, um passeio pelo Centro Comercial com vista para a Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho finalizou o passeio e garantiu que todos saíssem com uma grande bagagem cultural.