Turismo

Semed inicia curso inédito de Espanhol para profissionais do turismo de Maceió

Secretária Jó Pereira participou da aula inaugural e destacou a importância da educação como ferramenta de transformação

Por Ascom Semed 20/09/2023 13h01
Semed inicia curso inédito de Espanhol para profissionais do turismo de Maceió
Secretária ressaltou a importância da educação como ferramenta de transformação - Foto: Mariel Matias/Ascom Semed

A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, prestigiou a aula inaugural do Curso de Espanhol Básico para profissionais que trabalham diretamente com o turismo na orla da capital. O lançamento da iniciativa pioneira ocorreu na noite de terça-feira (19) no Polo de Formação Maria da Graças, que integra a rede da Secretaria Municipal de Educação da capital, no bairro do Poço.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), o curso é ofertado pelo Núcleo de Línguas Estrangeiras da Semed e vai beneficiar, inicialmente, 52 profissionais, entre ambulantes, artesãos, taxistas e rendeiras que serão capacitados com o novo idioma para atender, ainda melhor, o turista estrangeiro que chega a Maceió.

Ao dar as boas-vindas aos estudantes, Jó Pereira pontuou a importância das parceiras entre as secretarias em prol da sociedade maceioense. “É uma satisfação estar aqui dividindo esse momento com vocês. As ações intersetoriais são as que mais dão resultados e hoje estamos aqui diante de pessoas que passaram o dia inteiro trabalhando, e agora estão se disponibilizando para aprender uma nova língua”, afirmou.

A secretária de Educação também destacou que o curso será mais uma ferramenta para os trabalhadores que atuam no turismo da capital alagoana e aproveitou para agradecer a cada um pela participação.

“Todas as vezes que os turistas falam de Maceió é com muita alegria, com um sorriso no rosto e com o desejo de retornar à nossa cidade. Isso se deve muito a cada um de vocês que estão, na ponta, atendendo a essas pessoas com educação, acolhimento e, agora, com mais uma ferramenta: o espanhol. Não tem outro caminho de transformação que não seja através da educação”, concluiu Jó, agradecendo ainda o empenho da gestão do prefeito JHC e as equipes da Semed e da Semtur em tornar o projeto realidade.

Desejo realizado


Thomas Victor, de 24 anos, um dos alunos do curso, trabalha como ambulante com a família na Praia de Pajuçara. O desejo de aprender a língua espanhola surgiu através do contato com turistas argentinos, chilenos, entre outros.

“Desde pequeno tenho vontade de aprender outro idioma e agora a Prefeitura de Maceió, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Turismo, está nos oferecendo um curso de idiomas que vai facilitar nossa vida pra trabalhar com turismo. A minha expectativa é que o turista seja melhor atendido e volte sempre a nossa cidade”, afirmou.

Ele conta que o aprendizado da língua espanhola vai influenciar diretamente no atendimento ao turista. “Tem gente (trabalhador) que, por não conhecer o idioma, não vai saber o que é um ‘pescado’. Tem turista que fala ‘necesito de unas papa fritas’, e a gente precisa entender e saber responder”, explicou o ambulante.

Autonomia


A professora Leilane Valença é uma das docentes do Curso de Espanhol. Ela ministrou a aula inaugural com dinâmicas para introduzir o novo idioma aos alunos. A professora falou dos benefícios que a iniciativa trará a esses profissionais.

“Temos como objetivo trazer autonomia a esses profissionais que estão ligados diretamente ao pessoal do turismo, tendo em vista que a prefeitura tem investido bastante nos países de fala hispânica. Então, a gente recebe muitos turistas falando espanhol e vamos dar autonomia a esse pessoal para que tenham contato direto com o turista e que estejam preparados para recebê-los”, disse a professora do curso.

Dança espanhola e alegria


Da abertura da aula inaugural, que contou com uma apresentação cultural de dança espanhola, com Cibele de Lima Barros, também participaram a secretária-adjunta de Turismo, Josi Mendes; o superintendente do Turismo, Alfredo Tenório; o superintendente municipal de Governança e Gestão Interna da Semed, Marcelle Telles; a diretora de Formação Continuada, Juliane Medeiros; e o coordenador do Núcleo de Línguas Estrangeiras, professor Jefferson Simons.

Mais conhecido como professor Jeff, o coordenador falou da alegria em promover, pela primeira vez, um curso de idioma a profissionais ligados ao turismo. “Para nós é motivo de felicidade porque pela primeira vez a nossa cidade está capacitando os profissionais da orla com o curso de espanhol totalmente gratuito”, comemorou.

O superintendente do Turismo, Alfredo Tenório, falou sobre o início de mais um marco importante de Maceió. “Hoje é o início de um novo ciclo, onde essas pessoas terão a oportunidade de aprender uma nova língua e poder atender ao turista que chega a Maceió. Então, o turista chegando aqui não vai se preocupar em falar português porque nossas equipes da praia vão falar espanhol com eles”, garantiu.

A superintendente municipal de Governança e Gestão Interna da Semed, Marcelle Telles, também deu as boas-vindas aos trabalhadores por buscarem esta ferramenta de capacitação.

“A Educação está muito feliz em fazer parte dessa história junto à Prefeitura de Maceió, cuja cidade hoje é o destino mais procurado. Nossa cidade está linda cheia de turistas e cheia de profissionais competentes que dedicam seus dias a receberem bem. Maceió está cheia por causa de cada um de vocês”, afirmou.

Sobre o curso


O Curso de Espanhol Básico terá duração de três meses. Serão ministradas duas aulas por semana, das 19h às 21h30, por profissionais da rede pública de ensino.

A meta do curso é desenvolver nos participantes o nível básico das quatro habilidades da língua: conversação, compreensão auditiva, leitura e escrita.