Turismo

Obra do maior Cristo do mundo é lançada no Pilar

Prefeito Renato Filho afirma que o investimento vai inserir o município na rota do turismo religioso internacional

Por alnb 07/12/2022 18h06
Obra do maior Cristo do mundo é lançada no Pilar
Lançamento da obra reuniu imprensa, representantes do trade turístico, autoridades e moradores do Pilar (fotos: Severino Carvalho) - Foto: Reprodução/Internet

O prefeito do Pilar, Renato Filho, lançou, na manhã desta quarta-feira (07), a obra de construção do maior Cristo do mundo. A estátua com 70 metros de altura será erguida no Complexo Cultural Religioso Dilma Moreira Canuto. Deve ficar pronta em julho de 2024, num investimento de R$ 12,2 milhões, recursos próprios do Município.

A obra imponente pretende transformar o Pilar num destino religioso consolidado, tornando-o um produto diferenciado e viável, que se levanta não para concorrer, mas para caminhar harmoniosamente – sem perder o protagonismo – ao lado do turismo de sol e mar, predominante em todo o estado, sobretudo em Maceió, que fica logo ali: a apenas 35 quilômetros.

“A gente busca se inserir no turismo religioso. Pilar é uma cidade que tem uma história riquíssima, uma beleza, um povo de fé. Então é importante que haja integração para que o turista possa ter a opção da praia, mas também possa vir aqui conhecer uma obra como essa, imponente; ter uma vista panorâmica da Lagoa Manguaba”, disse o prefeito do Pilar ao Alagoas Notícia Boa (ALNB).

Renato Filho observa planta da obra: “A gente busca se inserir no turismo religioso”

Ele afirmou que o Cristo do Pilar vai inserir o Destino na rota do turismo religioso, inclusive internacionalmente.

“Com essa obra, que não é somente uma obra religiosa: é uma obra turística, imponente, ousada; ela vem a complementar o turismo de Pilar e da região. Ela, por si só, não resolve tudo, mas com tudo o que fizemos, com tudo o que o Estado tem feito, vamos conseguir com isso entrar numa rota turística até internacional”, acredita.

Para construir a estátua, Renato Filho foi, em abril deste ano, até o município gaúcho de Encantado, distante 145 km de Porto Alegre (RS), onde conheceu a estátua do Cristo lá erguida. Ela tem 43 metros de altura e foi construída pelo escultor Markus Moura, 42 anos. É maior do que a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que possui 38 metros.

Markus também dará as formas do monumento do Pilar. Natural de Fortaleza (CE), ele esteve presente ao lançamento da obra e disse que ficou surpreso com o convite e a missão para construir o maior Cristo do mundo, que terá 70 metros de altura e 60 m de envergadura.

Escultor Markus Moura mostra a face do Cristo do Pilar, cuja estrutura de ferro já está pronta

“O prefeito foi lá me buscar. Ele ficou sabendo desse trabalho lá e, com ousadia, quis fazer esse Cristo aqui e me chamou. A gente fica muito feliz, surpreso, porque eu sou nordestino, de Fortaleza. Cresci em Santa Catarina, e nunca tinha voltado para a minha terra, aqui para o Nordeste. E Alagoas dispensa comentários: é perfeito, magnífico; é lindo!”, declarou o artista.

Inspiração

Markus conta que o processo de criação começa com rabiscos em um caderno que vão ganhando formas sobre uma base sólida, que já começou a ser erguida. As mãos e a face do Cristo do Pilar já começaram a sair do papel. Na construção, ele utiliza cimento, areia, filetes de fibra, pintura especial e muita inspiração.

“Todo artista tem uma inspiração. A minha é a natureza e nada melhor do que uma inspiração dessas: uma lagoa magnífica”, disse, ao reverenciar a Lagoa Manguaba que, em breve, será guardada pelo Cristo do Pilar, braços abertos a lhe abençoar.

“Eu sempre falo para todo mundo que eu não estou fazendo cimento, não estou fazendo ferragem: estou fazendo um retrato, uma fotografia para as pessoas olharem e perceberem que existe um Deus poderoso, que nos acolhe”, ressalta o escultor.

Peregrinação

O Complexo Cultural Religioso Dilma Moreira Canuto, onde será erguida a maior estátua de Cristo do mundo -, já conta com o Santo Cruzeiro, com a imagem de Nossa Senhora do Pilar, padroeira do município; e com a Via Sacra, esculturada pelo mestre João das Alagoas, patrimônio vivo da cultura alagoana e um dos maiores escultores do país.

Imagem de Nossa Senhora do Pilar tem 24 metros de alturaO lugar começou a se tornar ponto de peregrinação ainda em 1918, quando o padre Manoel Pacheco, da Ordem dos Jesuítas, ergueu ali uma cruz, que começou a atrair fiéis.



“Puseste no lenho da cruz a salvação da humanidade para que a vida ressurgisse de onde a morte viera”. A frase do Mistério da Santa Cruz (Missal Romano) está gravada na placa de inauguração no Novo Santo Cruzeiro, datada de 5 de agosto de 2020.

Presente ao evento de lançamento da obra, o padre Roniel Ferreira falou sobre o simbolismo do monumento, que contribui para o fortalecimento da fé cristã e a sedimentação do turismo religioso no município.

“Essa obra não mexe apenas com o sentimento, com a fé da Igreja, principalmente a Católica, Apostólica, Romana, porque é um símbolo religioso nosso; isso mexe com toda uma estrutura econômica do município, de tal modo que uma estrutura dessa, num município como o nosso, vai ser uma obra de grande importância em todos os aspectos para atrair com força os nossos fiéis, por meio do turismo religioso”, observou o religioso.

Além de uma vista belíssima da Lagoa Manguaba, Complexo Religioso guarda a Via Sacra, esculturada pelo mestre João das Alagoas

Representes do trade turístico alagoano também prestigiaram o lançamento da obra. O diretor da WS Receptivo, Waldir Santos, aprovou o projeto e afirmou que o turismo religioso possui um público importante, que precisa ser focado.

“É mais um atrativo para o Destino pra gente se tornar não só um destino de sol e mar, mas um destino no qual existam municípios com potencial, como é o caso do Pilar, com essa obra tão significante para o nosso mercado de turismo”, avaliou Santos, defendendo uma ampla divulgação do atrativo.