Turismo

Julho começa com eventos por todo o Brasil

Calendário de Eventos para o mês 7 reúne 118 festividades de norte a sul do país. Confira algumas delas

Por Redação com Ministério do Turismo 05/07/2022 07h07
Julho começa com eventos por todo o Brasil
Julho começa com eventos por todo o Brasil - Foto: Reprodução

O mês de julho vem com tudo para quem quer curtir uma festividade no Brasil. Sendo um período de férias para muita gente, julho é momento também de aproveitar os eventos espalhados pelos municípios brasileiros. O Calendário de Eventos do Ministério do Turismo (MTur) aponta 118 deles por todo o país só para o mês 7. Os eventos vão desde arraiás, festas religiosas, festivais de inverno, exposições, sarais, festivais folclóricos, aniversários de cidades... a lista é repleta e diversa.

Confira abaixo alguns dos eventos que constam no Calendário


NORTE
- No topo do mapa do Brasil o turista conta com uma programação de descanso e relaxamento para curtir o sol. Palmas, capital do Tocantins, realiza, nos dias 1 a 31 de julho o Palmas Férias. Por lá, atrações artísticas, esportivas, culturais e gastronômicas serão o palco para a diversão. Destacam-se os shows com cantores nacionais de diferentes estilos musicais.

Já em Nhamundá, no Amazonas, a Feirarte ocorre no dia 30 de julho trazendo valorização cultural, histórica, social e econômica. Na programação estão inclusas exposições de artes, venda de produtos regionais, shows locais e regionais, exposições fotográficas e apresentações culturais. Além disso, é possível fazer refeições típicas que vão do café da manhã ao jantar.

NORDESTE
- Os tradicionais arraiás continuam no Nordeste. Petrolina, em Pernambuco, celebra o São João de Petrolina, que começou em 20 e maio e segue até 30 de julho. A festa tem shows de grandes nomes da música brasileira, além de eventos tradicionais como São João dos Bairros, Jecana do Capim, Concurso de Quadrilhas Juninas, entre outros.

Conde, na Bahia, realiza, ente 2 a 30 de julho, o Concurso dos Mascarados. O evento, que já é uma manifestação regional tradicional na cidade, acontece aos domingos, quando moradores e visitantes do Sítio do Conde se reúnem nas portas de suas casas para assistirem ao desfile dos mascarados: homens, mulheres, crianças e jovens que criam seus trajes e máscaras feitas de matéria-prima e materiais reciclados para confeccionar suas caretas feias e bonitas. No último domingo do mês, há o concurso de Conde com premiações e shows musicais.

CENTRO-OESTE
- Os estados do centro do Brasil também trarão atrativos para o mês de julho. Em Luziânia, no Goiás, o Arraiá do Tio João 2022 acontece entre os dias 8 e 10 de julho. A festa é um tradicional evento do movimento junino e tem como objetivo difundir a cultura popular por intermédio da gastronomia, grupos folclóricos, forró pé de serra, artesanato, decoração e literatura de cordel.

Já no Mato Grosso do Sul, no dia 12 de julho, a cidade de Miranda realiza a Noite Pantaneira. O evento é uma festa típica do Pantanal Sul, com culinária, música, apresentações e muita alegria. O propósito é resgatar, promover e cultivar a cultura, a tradição, os costumes, a música e a culinária da região.

Miranda também realizará, entre 14 e 17 de julho, a 20º Feira Ecológica, Cultural, Indígena e Rural - FECIR 2022. Realizada na semana que antecede o aniversário da cidade, a FECIR já se consolidou como evento regional, agregando novas atrações e mantendo sua característica principal: espelhar a simplicidade da beleza pantaneira e suas produções associadas.

SUDESTE
- As cidades do Sudeste também oferecem festividades no Calendário de Eventos. Em Petrópolis, no Rio de Janeiro, acontece a Bauernfest- Festa do Colono Alemão. O evento, que teve início em 23 junho e vai até 10 de julho, preserva, reverencia e divulga as tradições germânicas da história com culinária típica, cervejas, danças, teatro, músicas e artesanato. Além disso, os grupos folclóricos da cidade, com seus trajes típicos, enriquecem a festa. No ano de 2021, a Bauernfest foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio de Janeiro.

Já a cidade de Cunha, em São Paulo, traz para a região a 27ª edição do Festival de Inverno Acordes na Serra, que ocorre entre os dias 1 e 31 de julho. A festa tem programação variada, mesclando o popular e o erudito em apresentações nas igrejas, nas praças públicas e no Espaço Cultural. O visitante também encontrará no Festival gastronomia típica e terá a oportunidade de conhecer uma cidade hospitaleira em região montanhosa.

SUL
- O município de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, celebra, entre 1 e 31 de julho, o Festiqueijo, evento que reúne os melhores queijos, vinhos e espumantes, além da tradicional gastronomia herdada dos imigrantes italianos. Muita alegria também está presente nas atrações culturais que enriquecem a programação da festa, que ocorre de sextas-feiras a domingos, no Salão Paroquial, no centro da cidade de Carlos Barbosa.

Para quem busca adrenalina, o destino é Fraiburgo, em Santa Catarina. Entre 5 e 9 de julho, a cidade realiza a 14ª edição da Transcatarina, evento voltado para a prática de off-road (onde motos, carros 4x4, jipes, caminhonetes e outros veículos apropriados percorrem trilhas radicais) adentrando as belezas do estado catarinense. O encontro reúne praticantes de passeio, trilhões e os melhores competidores de regularidade do Brasil em uma prova técnica e com muitos desafios. São 12 categorias que abarcam o público de vários níveis.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

O Calendário Nacional de Eventos tem como objetivo divulgar os eventos turísticos brasileiros, fornecendo informações de qualidade sobre a oferta turística do Brasil. Para o ano de 2022, estão inclusos 1056 eventos em todo o país. As informações contidas no Calendário são integralmente coletadas de forma colaborativa, majoritariamente das Secretarias Estaduais e Municipais de Turismo.