Turismo

Gestão da Energia no setor turístico de Alagoas será foco de palestra da Sebrae/AL

Evento gratuito será realizado na próxima terça-feira (14) a partir das 15h e será totalmente online

Por Ascom Sebrae 08/12/2021 09h09
Gestão da Energia no setor turístico de Alagoas será foco de palestra da Sebrae/AL
Divulgação - Foto: Assessoria

O Sebrae Alagoas irá promover, na próxima terça-feira (14), o seminário virtual "Alternativas para a gestão energética na Cadeia do Turismo durante o Verão". O webinar tem como público-alvo os pequenos negócios da cadeia de turismo como hotéis, pousadas, bares, restaurantes, agências de turismo, receptivos e transfers.

O evento tem o objetivo de debater temáticas como gestão de energia, eficiência energética e energia solar fotovoltaica nas micro e pequenas empresas do setor turístico alagoano. A empresa irá compartilhar exemplos de medidas que não requerem investimento financeiro e que trazem resultados imediatos de economia do consumo energético.

A primeira palestra será ‘Gestão de Energia para pequenos negócios da Cadeia do Turismo’, com ênfase em medidas imediatas de gestão que podem ser adotadas e que não requerem investimentos financeiros, a Sebrae/AL ainda vai definir o palestrante deste tema.

Logo após, será o tema "Eficiência Energética para os pequenos negócios da Cadeia do Turismo" será apresentado por Willman Maynart, consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL). Por fim, com o tema ‘Energia Solar Fotovoltaica como alternativa para ganho de competitividade na Cadeia de Turismo’, Jonas Becker, coordenador estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) no Ceará encerra o webinar.

O analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Harrison Freitas, enfatiza a importância de discutir e promover esse tema para o turismo, sobretudo por trazer soluções e medidas durante uma das maiores crises hídricas da história do Brasil, que traz impactos na fatura de energia dos consumidores, já considerando a projeção da ANEEL de aumento de 21,4% da tarifa de energia para o ano de 2022.

“A adoção de medidas simples no dia a dia e a aplicação de soluções, consultorias e substituição de equipamentos mais antigos (eficiência energética), e, por fim, a mudança da matriz energética utilizada (adotando a energia solar fotovoltaica) podem representar a sustentabilidade destes pequenos negócios no mercado, trazendo previsibilidade e segurança energética. E se tratando da Cadeia de Turismo, o período do verão é, sem dúvidas, um dos que mais representa oportunidade de elevar o faturamento dos pequenos negócios, devido ao elevado fluxo de turistas. No entanto, o consumo energético tende a crescer proporcionalmente, o que requer uma atenção especial”, afirma.

Evento será gratuito e ocorrerá às 15h do dia 14 de dezembro em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (Abih-AL) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel/AL). Interessados podem se inscrever clicando neste link.