Turismo

Governador autoriza construção da Orla Fluvial de Pão de Açúcar

Retomada das obras do Centro de Iniciação ao Esporte está entre os principais projetos

Por Redação com Agência Alagoas 02/06/2021 16h04
Governador autoriza construção da Orla Fluvial de Pão de Açúcar
secretário Marcius Beltrão destacou o potencial turístico de Pão de Açúcar, sobretudo a produção artesanal da Ilha do Ferro - Foto: Márcio Ferreira

O governador Renan Filho assinou, nesta quarta-feira (02), no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, a ordem de serviço para a construção da Orla Fluvial de Pão de Açúcar. Também subscreveram o documento os secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão; e de Infraestrutura, Maurício Quintella.

“Trata-se de um sonho antigo que agora sai do papel. Estamos firmes para iniciar e para terminar essa obra da orla, que será fundamental para melhorar a vida do povo de Pão de Açúcar e para melhorar o turismo”, afirmou Renan Filho.

O prefeito do município, Jorge Dantas, afirmou que a importância da obra ultrapassa os limites de Pão de Açúcar e se espraia por toda a região banhada pelo Rio São Francisco, favorecendo a atividade turística.

“Aquela é uma região com uma capacidade muito grande de atrair turistas e, certamente, precisa fazê-lo de forma integrada. À medida que você melhora cada uma dessas cidades, você cria um roteiro turístico. Pão de Açúcar, a partir dessa obra, vai ter a orla mais bonita do Rio São Francisco, então pra gente é muito importante”, comemorou Dantas.

A obra de reestruturação e padronização da Orla Fluvial de Pão de Açúcar terá investimento de mais de R$ 2,5 milhões. Com 7.156m², o espaço ganhará playgrounds, chuveirões, espaços para ginástica, bicicletário, ciclovia, quadra esportiva, área de jogos e para eventos, além de box policial e estacionamento.

O secretário de Turismo de Pão de Açúcar, Marcos Monteiro, explicou que o projeto de construção da orla foi dividido em quatro etapas e que uma delas (a quarta) já foi concluída: edificação de quiosques. Entretanto, a obra estava paralisada desde 2017.

“Estava tudo parado e a gente correu para destravar esse projeto. E aí, quando a gente conseguiu, o governador de pronto aportou os recursos para realizar o maior sonho da cidade. Agora serão feitos os trechos 3, 2 e 1. Trata-se de uma obra muito significativa para Pão de Açúcar. Acredito que, a partir deste marco, os investimentos irão aumentar em nosso município”, afirmou “Marquinhos”, como é mais conhecido.

O secretário Marcius Beltrão destacou o potencial turístico de Pão de Açúcar, sobretudo a produção artesanal da Ilha do Ferro. Para ele, a revitalização da orla vai dar uma nova cara para a região, tornando-se visita obrigatória a todos os que fazem turismo no Sertão alagoano.

“Satisfação muito grande de estar há menos de 30 dias na Sedetur e ver o Estado andando sempre para frente, sempre buscando inovar, com investimentos que geram novos negócios e que fomentam o turismo em toda Alagoas.”, afirmou o titular da pasta.