Turismo

Alagoas registra redução na ocupação hoteleira no verão de 2015

Por Mariane Rodrigues, estagiária 09/04/2015 10h10
Alagoas registra redução na ocupação hoteleira no verão de 2015

De todas as qualidades que Alagoas tem a oferecer, são mesmo as praias e a gastronomia que marcam a viagem de oitenta por cento dos visitantes ao estado. Os resultados da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira em Alagoas (ABIH-AL) apontam que as terras caetés tiveram uma ocupação média de 83,36% no verão, considerando a época positiva para o turismo alagoano. 

No entanto, dados do Boletim de Ocupação Hoteleira (BOH) registram uma redução nas taxas de ocupação e fluxo de hóspedes em janeiro e fevereiro de 2015 em comparação ao ano anterior. Uma redução de 3,78% e 5,09% respectivamente. 

Para a ABIH-AL, esse recuo foi motivado pela instabilidade econômica que resultou no alto preço das passagens aéreas e consequentemente uma queda na ocupação dos meios de hospedagem. “2015 não vai ser um ano fácil. O país continua numa crise  econômica e política preocupante, fazendo com que o turista pense bastante antes de decidir se vai viajar”, afirmou a assessora da Associação, Fernanda Gomes. 

Apesar disso, a ABIH afirmou que vem mantendo diálogo com o Estado para desonerar o imposto do Querosene de Aviação (QAV), e que essa proposta tem grandes chances de ser aprovada. “Com a diminuição do imposto do QAV de 27% para 12% novas negociações serão realizadas junto às companhias aéreas e operadoras turísticas para que o preço das passagens aéreas de voos semanais seja mais competitivo, beneficiando o valor final dos pacotes turísticos para Alagoas”, destacou a assessora.
 
Segundo a ABIH, apesar desse resultado, o saldo foi positivo devido às ações de divulgações e promoções do destino alagoano durante o segundo semestre de 2014 realizadas em parceria com as secretarias de Turismo do Estado e do Município de Maceió e com o SEBRAE, mantendo o setor aquecido.  Além do clima que coopera para a recepção dos turistas, o verão foi marcado por diversas atrações artísticas e culturais tanto públicas quanto privadas, principalmente em Maceió.


 “O Estado é conhecido pelas excelentes festas de Réveillon, atraindo público de várias regiões do país. Foi uma temporada com muitas festas, da qual os turistas tiveram a oportunidade de conhecer e conviver com as belezas culturais alagoanas”, disse Fernanda Gomes. 


Do total de turistas que vem a Alagoas, 63% viajam em família e tem idades entre 26 e 50 anos, predominantemente femininas. Quanto a localidade de origem desses turistas, 95% é brasileira. De todas as regiões, a maioria vem de São Paulo totalizando em 30%.  Minas Gerais vem em segundo lugar, região nordeste com destaque para Pernambuco, Bahia e Sergipe em terceiro. Os viajantes estrangeiros completam o quadro em 5% vindos principalmente da Argentina, Chile e Portugal.