Política

Paulo Dantas amplia base e se torna um dos deputados mais fortes em Alagoas

Edivaldo Júnior faz uma análise sobre o fortalecimento do deputado estadual Paulo Dantas no último pleito

Por Blog Edivaldo Júnior 26/11/2020 20h08
Paulo Dantas amplia base e se torna um dos deputados mais fortes em Alagoas

O deputado estadual Paulo Dantas (MDB) está no primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Alagoas. E começou com o pé direito. Foi decisivo, ao lado de Marcelo Victor (SD), no processo de formação da atual Mesa Diretora da Casa, reeleita para o segundo biênio.

Bem articulado nos bastidores, com forte presença nos palanques e no corpo a corpo, o deputado ganhou musculatura nas eleições deste ano e se tornou um dos nomes mais fortes na política estadual.

Nas eleições de 2018 ele partiu com o apoio de alguns prefeitos e com a segunda força em vários municípios – especialmente no sertão de Alagoas.

Nas eleições de 2020, Paulo Dantas conseguiu dobrar o número de prefeitos aliados, além de fazer dezenas de vereadores.

Entre os prefeitos que foram reeleitos com o apoio do deputado estão Marina Dantas (MDB) em Batalha, José Floriano (MDB) em Jacaré dos Homens, Vera Dantas (MDB) em Igreja Nova, Zé Carlos (PP) em Água Branca e Areski Freitas Junior, o Kil (MDB) de União dos Palmares.

Paulo Dantas também conseguiu eleger os prefeitos Jaime do Mercado (Republicanos) em Palestina, Josimar Dionísio, o Jó (PL) em Olivença, Ricardo Paranhos (MDB) em Jaramataia, Theobaldo Cintra (PP) em Major Isidoro e Zé Luiz (PP) em Olho d’Água das Flores.

Algumas destas eleições foram especialmente acirradas, a exemplo de Olho d’Água das Flores e Jaramataia, onde os candidatos de Paulo Dantas disputaram contra os atuais prefeitos. Outra disputa acirrada se deu em Major Isidoro, contra o grupo a atual prefeita, Santana Mariano.

Paulo Dantas ainda conseguiu eleger os vice-prefeitos de Piranhas (Zé Vicente, que compôs com o prefeito eleito Tiago Freitas) e de Matriz de Camaragibe (Ramon Dantas, que compôs com Fernando Cavalcante).

Outra participação do deputado se deu na eleição de Jorge Dantas (PSDB), em Pão de Açúcar. Mas nesse caso o mérito vai para o grupo do qual ele faz parte na Assembleia Legislativa e em especial para o deputado estadual Bruno Toledo (Pros).

Fortalecido para 2022, o deputado do MDB deve trabalhar para fazer, junto com Marcelo Victor, um deputado federal. O nome ainda será definido pelo grupo, mas base para garantir a sua reeleição e ajudar na de um federal Paulo Dantas tem – e de sobra.

Nos municípios onde o deputado fez a primeira força são mais de 140 mil eleitores. Além disso, Paulo Dantas sai com a segunda força de mais de 10 outras cidades – a maioria no sertão alagoano.