Política

Fabiana Pessoa assume prefeitura de Arapiraca e vai disputar reeleição

Atual vice-prefeita do município lançou pré-candidatura no começo dese ano pelo Republicanos

Por Redação com Jornal de Alagoas 07/08/2020 23h11
Fabiana Pessoa assume prefeitura de Arapiraca e vai disputar reeleição
Fabiana Pessoa vai assumir a prefeitura de Arapiraca - Foto: Foto: reprodução Instagram

Ex-vereadora, Fabiana Pessoa (Republicanos), 40 anos, será empossada no cargo de prefeita do segundo maior município de Alagoas até a próxima segunda-feira. A posse ocorrerã na Câmara de Vereadores da cidade. Eleita vice-prefeita de Arapiraca em 2016, ela vai substituir o prefeito Rogério Teófilo, que faleceu na noite nesta sexta-feira (07), por complicações de pneumonia, no hospital Arthur Ramos, em Maceió, onde estava internado.

Fabiana chegou a participar do início da gestão do prefeito Rogério Teófilo, mas rompeu com o grupo dele desde o início de 2018. Casada com o deputado federal Severino Pessoa (Republicanos), ela foi lançada como pré-candidata a prefeita pelo seu partido no começo deste ano.

A posse como prefeita pode mudar os rumos políticos de Arapiraca. Severino e Fabiana já vinham trabalhando na formação de uma aliança com vários outros partidos para disputar a eleição na oposição. Agora, ela terá pouco mais de três meses para montar uma equipe e conseguir desenvolver ações com sua marca à frente da prefeitura, antes das eleições de 15 de novembro. Com a prefeitura, o grupo de Severino e Fabiana tende a se fortalecer nos próximos dias.

Como vice-prefeita, Fabiana chegou a apresentar requerimento à Câmara de Vereadores de Arapiraca pedindo um posicionamento sobre as ausências cada vez maiores do prefeito Rogério Teófilo, que já não conseguia mais despachar regularmente na prefeitura nos últimos meses em função dos problemas de saúde.

Fabiana é a segunda mulher a assumir a prefeitura de Arapiraca. Antes dela, Célia Rocha foi prefeita por três gestões.

Serenamente

Nesta sexta-feira a tarde, a família de Rogério Teófilo informou que ele estava internado na UTI do Arthur Ramos e que em função disso foi apresentado um pedido de licença do cargo por 15 dias. Fabiana, portanto assumiria o cargo mesmo que o prefeito tivesse resistido ao tratamento.

Ao ser comunicada do pedido de licença, ela disse que estava esperando “serenamente” a convocação da Câmara de Vereadores de Arapiraca para assumir a prefeitura e que independente do cargo sua pré-candidatura está mantida.

Agora como prefeita, Fabiana vai assumir a gestão do segundo maior município de Alagoas em plena pandemia, com a prefeitura enfrentando sérias dificuldades financeiras. Ela deve anunciar as primeiras medidas até a próxima segunda-feira.

Saiba mais: Rogério Téofilo morre por complicações da pneumonia