Política

Rejeição a Flávio Bolsonaro atinge 57% e lidera entre pré-candidatos

Pesquisa mostra o presidente Lula com 50% de resistência do eleitorado, enquanto nomes do centro e da direita aparecem com índices mais baixos

Por Redação com agências 15/07/2026 10h10
Rejeição a Flávio Bolsonaro atinge 57% e lidera entre pré-candidatos
Flávio Bolsonaro - Foto: REUTERS/Adriano Machado

A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (15), revelou que o senador Flávio Bolsonaro lidera o índice de rejeição entre os pré-candidatos à Presidência da República para as eleições de 2026. Segundo o levantamento, 57% dos eleitores afirmam que não votariam no parlamentar de jeito nenhum, oscilando um ponto para cima em relação à pesquisa de junho.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece na sequência com 50% de rejeição. Por outro lado, o atual mandatário conta com o apoio consolidado de 47% dos entrevistados, que declaram conhecê-lo e ter a intenção de votar por sua reeleição.

O cenário mostra-se menos polarizado quando analisados os nomes alternativos que correm por fora. O ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado, registra 34% de rejeição, seguido de perto pelo ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que soma 31% de resistência. Cabo Daciolo aparece logo atrás com 27% de rejeição entre os entrevistados.

Nas demais posições do levantamento, o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa tem 18% de rejeição, enquanto o ativista Renan Santos pontua 17%. O escritor Augusto Cury registra 16% e Samara Martins, 11%. Os pré-candidatos Edmilson Costa e Heró Bezerra marcam 10% de rejeição cada um, sendo Hertz Dias o menos rejeitado, com 8%.

A pesquisa realizou 2.004 entrevistas presenciais com eleitores de 16 anos ou mais, entre os dias 10 e 13 de julho. O estudo apresenta margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, nível de confiança de 95% e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-07181/2026.