Política
Lula defende atuação de empresas brasileiras em Portugal
Lula se reuniu pela primeira vez com o presidente português, António José Seguro, empossado em 9 de março
Em visita oficial a Lisboa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (21) que Portugal pode se tornar a principal porta de acesso dos interesses empresariais brasileiros à Europa. A declaração ocorre às vésperas da entrada em vigor do Acordo Mercosul-União Europeia, prevista para 1º de maio.
Lula se reuniu pela primeira vez com o presidente português, António José Seguro, empossado em 9 de março. Após o encontro no Palácio Nacional de Belém, o presidente brasileiro almoçou com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, no Palácio São Bento.
O presidente brasileiro defendeu a integração econômica com Portugal e destacou a possibilidade de ampliação da atuação de empresas brasileiras no território português. Lula citou como exemplo a Embraer, que mantém parque industrial em Évora desde 2012.
“A gente pode repetir vários acontecimentos, como a Embraer, aqui em Portugal. A Embraer é a demonstração mais bem-sucedida de uma empresa brasileira que está aqui ajudando a construir coisas em Portugal”, afirmou Lula ao primeiro-ministro.
Comércio
Em 2025, a corrente de comércio entre Brasil e Portugal — somando exportações e importações — alcançou US$ 4,5 bilhões, com superávit brasileiro de US$ 2 bilhões.
Além do setor aeronáutico, empresas brasileiras investem em Portugal nas áreas de siderurgia, máquinas e equipamentos.
Portugal, por sua vez, destaca-se no fornecimento de petróleo e gás ao Brasil, além de investimentos em infraestrutura e no setor elétrico.
Imigrantes brasileiros
Durante a visita, também foi discutida a presença da comunidade brasileira em Portugal. O primeiro-ministro português ressaltou que “os brasileiros que procuram Portugal, que neste momento são mais de 500 mil, têm vindo para trabalhar, para desenvolver seus projetos de vida e têm tido uma integração social e econômica absolutamente impecável”.
Montenegro reconheceu, no entanto, que já ocorreram incidentes envolvendo brasileiros em Portugal, mas classificou os episódios como situações pontuais. “Isto não significa que não possa ter havido, aqui ou ‘acolá’, um foco de perturbação”, afirmou.
O número de brasileiros em Portugal é cerca de cinco vezes superior ao total de portugueses no Brasil — que somam 104 mil, segundo o Censo 2022 (IBGE), sendo o segundo maior grupo de estrangeiros no país.
Em frente ao Palácio de Belém, manifestantes brasileiros e portugueses, favoráveis e contrários ao presidente Lula, se reuniram ao longo do dia. Segundo a Rádio e Televisão de Portugal (RTP), as manifestações foram separadas por grades e fitas da polícia, sem registro de confrontos.
Volta ao Brasil
A passagem de Lula por Portugal ocorreu no Dia de Tiradentes, 21 de abril, feriado que homenageia o mártir da Inconfidência Mineira e símbolo da luta pela liberdade e independência do Brasil, ex-colônia portuguesa.
A viagem a Lisboa encerrou uma agenda internacional que incluiu visitas à Espanha (17 e 18 de abril) e à Alemanha (19 e 20 de abril). Na Espanha, Lula participou da 1ª Cúpula Brasil-Espanha e da 4ª Reunião de Alto Nível do Fórum Democracia Sempre. Já na Alemanha, visitou a Feira Industrial de Hannover, participou do Encontro Econômico Brasil-Alemanha e das Consultas Intergovernamentais de Alto Nível.

