Política

JHC decide renunciar à Prefeitura e pode deixar o PL, diz Metrópoles

A renúncia ao cargo em abril é dada como certa por diversas fontes

Por Blog de Edivaldo Junior 13/02/2026 13h01
JHC decide renunciar à Prefeitura e pode deixar o PL, diz Metrópoles
JHC prefeito de Maceió - Foto: Reprodução

Uma informação publicada na imprensa nacional colocou o prefeito de Maceió, JHC (PL), praticamente fora da prefeitura e no centro de um novo movimento político. A renúncia ao cargo em abril é dada como certa por diversas fontes. Mas mudança de partido era um tema fora da agenda.

Segundo o jornalista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, o prefeito já teria decidido renunciar ao cargo para disputar as eleições de 2026 e, no mesmo movimento, deixaria o PL.

“JHC decidiu renunciar ao cargo de prefeito de Maceió para disputar as eleições de 2026. O prefeito também já decidiu que deixará o PL e se filiará a outro partido”, escreveu o colunista, que é considerado um dos mais bem informados de Brasília e mantém interlocução frequente com lideranças políticas de Alagoas.

De acordo com a publicação, o destino mais provável seria o PSB, partido comandado nacionalmente pelo prefeito do Recife, João Campos, aliado pessoal de JHC.

“O PSB é o destino mais provável de JHC. João Campos é próximo do prefeito de Maceió e tem atuado para levá-lo ao partido”, destacou Gadelha.

Apesar da informação, os movimentos recentes do prefeito indicam outra direção. JHC assumiu o comando do diretório estadual do PL e tem conduzido pessoalmente a montagem das chapas de deputado federal e estadual. Além disso, esteve recentemente em Brasília reunido com o presidente nacional do partido, Valdemar da Costa Neto, reforçando o vínculo com a legenda.

Nos bastidores, a avaliação é de que a decisão final dependerá do cenário eleitoral que se consolidar até o início de abril, prazo legal para desincompatibilização e mudança partidária.

Um detalhe técnico, no entanto, pode deixar qualquer um com uma pulga atrás da orelha. O diretório estadual do PSB em Alagoas, presidido por Paula Dantas, foi renovado em janeiro deste ano com vigência até 31 de março deste ano, poucos dias antes do prazo final para filiações. Já o diretório do PL tem vigência até maio de 2026.

Se confirmada, a saída de JHC da Prefeitura abre caminho para que o vice-prefeito Rodrigo Cunha assuma o comando do município e consolide o prefeito como candidato majoritário em 2026 — seja ao governo ou ao Senado.

Leia o que diz Igor Gadelha

Prefeito de Maceió decide renunciar ao cargo de olho nas eleições

Para aliados, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, avisou que renunciará até o início de abril para poder disputar as eleições 2026

Igor Gadelha (09/02/2026)

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), avisou a aliados que renunciará ao cargo até o início de abril para ficar apto a disputar as eleições de outubro.

JHC, como é conhecido, tem dito que não abre mão de uma das vagas ao Senado nas chapas majoritárias. Seja para ele, seja para a esposa, Marina, disputarem.

Embora esteja no PL, o prefeito negocia uma aliança com o clã Calheiros, que terá Renan pai candidato à reeleição ao Senado e Renan Filho, ao governo.

Para viabilizar essa aliança, JHC deve mudar de partido. Tudo caminha para ele se filiar ao PSB de João Campos, sigla à qual já foi filiado no passado.

Antes de mudar de partido, o prefeito articula para evitar que o PL em Alagoas debande para o deputado Alfredo Gaspar (União-AP), pré-candidato ao Senado.