Política

O enigma da quinta chapa de deputado federal em Alagoas em 2026

Hoje quatro chapas aparecem como competitivas e já bem desenhadas

Por Blog de Edivaldo Junior 12/02/2026 04h04
O enigma da quinta chapa de deputado federal em Alagoas em 2026
Renan Calheiros e Arthur Lira - Foto: Edivaldo Junior

A disputa pelas nove vagas de deputado federal em Alagoas entra na fase decisiva de montagem das chapas. Até agora, nenhum partido ou federação tem nominata completa. São necessários 10 nomes. Mas, considerando o cenário atual — e as conversas de bastidores — já é possível identificar quais grupos estão mais organizados e com chances reais de disputar vagas.

Pela ordem, hoje quatro chapas aparecem como competitivas, já bem desenhadas. Uma quinta pode surgir, dependendo de movimentos de última hora e da aplicação da regra das sobras.

Hoje, pela ordem de organização e densidade política, o desenho é o seguinte:

As quatro chapas competitivas


1) Federação PP/União

Comandada por Arthur Lira, é a estrutura mais avançada. Trabalha com cinco nomes fortes (Álvaro Lira, o filho de Arthur Lira, Marx Beltrão, Daniel Barbosa, Fábio Costa e Alfredo Gaspar), embora a eventual ida de Alfredo Gaspar ao Senado possa reduzir o grupo a quatro candidatos na disputa à reeleição.

Dependendo dos cenários, a federação tem potencial real para eleger três deputados, podendo alcançar a quarta vaga se mantiver alta performance coletiva.

2) MDB

Sob liderança do senador Renan Calheiros e com articulação coordenada por Isnaldo Bulhões, o MDB tem base sólida no interior. Com dois nomes disputando a releição ( Isnaldo Bulhões Junior e Rafael Brito), a projeção é de duas vagas consolidadas, com possibilidade de disputar uma terceira, dependendo da composição final.

3) PSD

Comandado politicamente por Paulo Dantas e Marcelo Victor, o PSD trabalha para garantir uma vaga (Luciano Amaral vi à reeleição) e brigar pela segunda. O partido ainda negocia reforços para aumentar o teto da nominata.

4) PL

Estrutura praticamente definida sob comando de JHC. O partido tem chance concreta de eleger um deputado, ou melhor uma deputada, e disputar uma segunda vaga. O desempenho dependerá da chegada de um nome com capacidade de puxar votos além de Marina Candia.

As chapas em construção

PT (Federação Brasil)

O trabalho é liderado por Ronaldo Medeiros. Convites foram feitos ao deputado federal Daniel Barbosa, à ex-deputada Tereza Nelma e à vereadora Silvânia Barbosa. Nos bastidores, a tendência é de que Tereza permaneça no MDB, Silvânia não dispute e Daniel ainda avalie. A construção avança, mas o tempo pressiona. A chapa terá Paulão com puxador e reforços do PT (Izael Ribeiro, Dafne Orion, Pastor Wellington, entre outros).

Solidariedade/PRD

Adeilson Bezerra atua silenciosamente e pode surpreender. A aposta é fechar nominata próxima das convenções, com eventual filiação de militares ou de nomes que ele consegue descobrir como se fossem agulhas no palheiro eleitoral de Alagoas.

Republicanos

Há tentativa de montagem de chapa liderada por Nivaldo Albuquerque. Caso não avance, ele tem espaço garantido na federação PP/União.

O gargalo comum

O maior problema é estrutural: faltam mulheres competitivas para compor as nominatas. A exigência legal de participação feminina, combinada à baixa disposição de candidaturas com densidade eleitoral, limita a montagem das chapas. Também são escassos os nomes masculinos com potencial acima de 30 mil votos — patamar estratégico para puxar legenda.

A quinta chapa: mito ou realidade?

Hoje, quatro chapas são consideradas certas e competitivas. A formação de uma quinta dependerá de movimentos acima da média nas próximas semanas. Se surgir, poderá disputar a última vaga nas sobras, dentro da regra 80/20.

No caso PT, a filiação de Daniel Barbosa mudaria o jogo e o partido passaria a ter vaga certa.

Fora desse cenário, dificilmente haverá espaço para mais agrupamentos relevantes. Em eleição proporcional, matemática e estratégia andam juntas. Quem fechar a conta primeiro larga na frente. A quinta chapa pode ser apenas ruído — ou o detalhe capaz de mudar o jogo.