Política

Mudança de rota: Gustavo Lima troca de partido na disputa de federal

A decisão mantém Gustavo como um dos nomes mais competitivos das eleições deste ano

Por Blog de Edivaldo Junior 04/02/2026 05h05
Mudança de rota: Gustavo Lima troca de partido na disputa de federal
Empresário Gustavo LIma será candidato a deputado federal, agora pelo PL. - Foto: Edivaldo Junior

Uma conversa rápida pelo WhatsApp, cravou uma mudança importante na disputa por vagas na Câmara dos Deputados em 2026. O empresário Gustavo Lima confirmou ao blog que decidiu alterar sua rota eleitoral e disputar a eleição de deputado federal por outro partido, após avaliar que o ambiente político anterior deixou de ser favorável.

“Mudança de rota. A conversa ficou ruim no PSD. JHC me procurou e estou caminhando para o PL. Chapa mais viável”, resumiu Gustavo, em mensagens para o blogo do Edivaldo Junior.

A decisão mantém Gustavo Lima como um dos nomes mais competitivos das eleições deste ano. Ele segue sendo tratado nos bastidores como um candidatos com reais chances de chegar à Câmara Federal, agora apostando em um novo arranjo político. No PL, a avaliação é de que as condições para a disputa serão mais favoráveis, especialmente pela estratégia de montagem da chapa.

O acordo no PL é trabalhar com um grupo para eleger dois deputados federais. Um dos nomes do projeto é o da primeira-dama de Maceió, Marina Candia, que vem sendo preparada pelo prefeito JHC como principal aposta do partido.

Outro ponto importante é o perfil da chapa. No PL, a estratégia é que apenas vereadores de Maceió ou candidatos sem mandato devem integrar a chapa. A regra, na prática, equilibra a concorrência interna e aumenta as chances de quem entra na disputa sem mandato ou em grandes estruturas de bases eleitorais.

A movimentação confirma, em grande parte, o cenário antecipado por este blog, que já havia apontado a estratégia de JHC para montar uma chapa capaz de fazer duas vagas de deputado federal pelo PL. A entrada de Gustavo Lima, que tve mais de 37 mil votos nas eleições de 2022, reforça essa o grupo e amplia o peso político chapa, tanto na capital quanto no interior do Estado.